Pratos Típicos pelo Mundo

Cada país possui um prato característico que o representa – gastronomicamente falando – para o resto do mundo. Em uma viagem, além de conhecer pontos turísticos, fazer compras e passear pela cidade, a hora de comer também é fundamental para conhecer o lugar visitado.

Um prato típico de um lugar, é aquela comida que realmente nasceu no lugar, e seus ingredientes (na maioria das vezes) também são típicos da região.

Fizemos uma lista com vários pratos típicos espalhados pelo mundo, confira:

Ensopado de Carneiro, Irlanda

Os ingredientes do famoso ensopado irlandês são: carne de carneiro (claro!), cebola, batata, cenoura, aipo, salsa picada, caldo de carne e sal e pimenta a gosto. Por ser o prato típico da região, é claro que existem algumas variações de receita para receita, principalmente nos legumes escolhidos. Existe também um descendente desse ensopado, com ainda mais cara de Irlanda: o ensopado de Guiness. A receita é quase igual, mas a carne de carneiro é substituída pela bovina, que é marinada na Guiness, cerveja mais famosa da Irlanda.

Bulgogi, Coreia

A palavra Bulgogi significa carne de fogo, e é literalmente o que o prato é. A carne bovina é temperada com vinho, água, cebola , molho de soja, cebola, alho e óleo de gergelim (ou oléo de sésamo) depois do tempero a carne vai ao fogo, pode ser grelhada ou cozida, sempre juntos de vegetais. No final a carne é embrulhada em vegetais (alface ou espinafre). Alguns fast-foods coreanos adaptaram o prato para um hambúrguer de Bulgogi.

Pratos Tipicos - Coreia (Foto: Divulgação)

Quibe, Líbano/Síria

O prato também é bastante famoso em outros lugares do mundo, inclusive o Brasil. O verdadeiro lugar de origem é indefinido, mas é com certeza no Oriente Médio. No Líbano o quibe é o prato nacional, mas varia em tamanho, formatos e modo de preparo: alguns assados, cozidos e até crus. A receita original consiste em carne moída (ou proteína de soja) e trigo tabule.

 

 

Pratos Tipicos - Líbano (Foto: Divulgação)

Goulash, Hungria

Trata-se de um ensopado de carne (de preferência músculo) com vegetais, cebola, páprica, batatas, pimenta e etc. O prato é obrigatório na maioria dos restaurante húngaros e foi criado no século IXX para diferenciar a Hungria do Império Astro-Húngaro.

Pratos Tipicos - Hungria (Foto: Divulgação)

Hambúrguer, Estados Unidos

Existem muitas especulações do verdadeiro país de origem do hambúrguer, mas a verdade é que independente de onde ele nasceu, hoje com certeza a casa do hambúrguer é os Estados Unidos. Dá para arriscar que o prato mais servido pelos restaurantes norte americanos é esse e em suas diversas formas e combinações.

Pratos Tipicos - Estados Unidos (Fotos: Divulgação)

Akee com bacalhau, Jamaica

Akee é uma fruta típica da Jamaica que, em imagens, lembra bastante o guaraná brasileiro mas o gosto não. O sabor do Akee lembra nozes, e o prato típico da Jamaica é a mistura dele com o nosso já conhecido bacalhau. Visualmente lembra uma paeja, mas o gosto deve ser bem diferente (e bom!).

Pratos Tipicos - Jamaica (Fotos: Divulgação)

Wiener Schnitzel, Áustria

O Wiener Schnitzel é um filé de vitela (podendo variar com outras carnes) empanado. O que chamamos no Brasil de “bife à milanesa”, o nome Wiener Schnitzel em alemão significa “escalope à moda de Viena”. São muitas origens, mas a verdade é que na Áustria esse é o prato típico, sempre servido acompanhado de salada de batatas.

Pratos Tipicos - Austria  (Fotos: Divulgação)

Pot-au-feu, França

Na França o prato típico é servido especialmente no inverno e outono, o motivo é claro: o ensopado de carnes, vegetais e especiarias combina com o clima frio.  As carnes podem variar, de galinha, bovina e até de caranguejo.

Pratos Tipicos - França   (Fotos: Divulgação)

Feijoada, Brasil

No Brasil existem milhares de pratos típicos, muitos deles com origens nordestinas e que usam ingredientes que só podem ser encontrados em nossas plantações. Mas o fato é que nada consegue ser mais brasileiro do que uma feijoada de quarta-feira ou sábado.

Pratos Tipicos - Brasil (Foto: Divulgação)

Rosbife e Yorkshire pudding, Inglaterra

O Yorkshire Pudding era servido antigamente antes do Rosbife para estufar os convidados, para que comessem menos carne. Hoje é tudo servido junto com fatias de limão e saladas de batata. O bolinho salgado de massa fofa leva o nome de Yorkshire Pudding leva o nome do mesmo condado em que foi criado.

Pratos Tipicos - Inglaterra (Foto: Divulgação)

Qual desses pratos você ficou com mais vontade de provar?

1
Gostou do tema de hoje?
Envie os seus comentários
Você precisa estar logado para enviar comentários LOGIN
Romeu Brito 14-05-2014 Meus parabens. Muito boa a informação. Obrigado

Notas relacionadas