Comidas Típicas: Aracaju

A capital sergipana se orgulha em ser a maior cidade do nordeste. Calma! Não estamos falando em kilometros, mas em termos de estrutura. Aracaju é considerada a cidade do nordeste de maior infraestrutura para seus moradores e também para seus turistas. Também, não é por menos, Sem dúvidas estar em Aracaju é estar no paraíso! Impossível não se encantar com a praia de Aruana e os 4 quilômetros de extensão da Orla de Atalaia.

E todo paraíso que se preza, precisa ter uma excelente gastronomia, Aracaju, não fica pra trás nesse requisito, sua culinária é requintada e saborosa.
Seguindo a sétima parte da nossa série Comidas Típicas, embarcamos em Aracaju para desvendar os pratos que identificam o paraíso local. Com a ajuda dos leitores, decidimos os que são a cara da cidade.

Os escolhidos foram o Caranguejo, Carne de Sol e Surubim na Brasa.

O Caranguejo é o principal aperitivo da cidade, difícil é encontrar algum sergipano que não goste do prato. A cada chegada de temporada, o turismo aumenta e conseqüentemente o consumo do alimento também.

Como surgiu?

Os caranguejos são crustáceos, caracterizados por terem o corpo totalmente protegido por uma carapaça (peça relativamente rígida que cobre total ou parcialmente o corpo).

Encontrados nas praias sergipanas, o caranguejo é o prato mais tradicional da cidade. Prova disso é a Passarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia, onde turistas e moradores se reúnem para saborear o prato.

O que é importante saber?

Para quem nunca teve a oportunidade de experimentar a iguaria sergipana, o importante é ter paciência, comê-la requer prática. Se o garçom aparecer com uma pranchinha de mármore, tigelas e martelinhos de madeira, não estranhe a complexidade, o importante e garantir o seu babador, já que sem ele, a possibilidade de sair com sua roupa suja são grandes.

Caranguejo

A suculenta Carne de Sol sergipana, que sempre é recomendada acompanhada de uma macaxeira, também é um dos principais atrativos gastronômicos, se tiver bem torradinha, melhor ainda.

Como surgiu?

Quem diria que a carne de sol, conhecida também como a carne do sertão é um método que surgiu na pré-história. Mas no nordeste que ela se popularizou, ou seja, a população local conservava alimentos de origem do animal, salgando e secando ao sol, em geral, sempre peças de carne bovina. Por essa razão que o nome do alimento ganhou esse nome.

O que é importante saber?

Apesar de ter esse nome, a carne de sol, não é mais exposta no sol, e sim, em locais cobertos e bem ventilados, permitindo uma secagem gradual e controlada. Por isso, o seu antigo apelido, como era chamada carne de vento, condiz mais com a sua atual preparação.

Carne de Sol

Carne de Sol

.O Surubim na Brasa é um dos principais pratos de Aracaju. Se for aproveitado ao lado de um belo arroz, fica melhor ainda. O prato é obrigatório no cardápio de qualquer restaurante da cidade.

Como surgiu?

O Surubim é um peixe um tanto arisco e discreto, por conta de nem sempre atacar sua presa com vigor. Para pescá-lo é preciso conhecer seus hábitos e particularidades, que variam de acordo com as regiões que habita. E nas proximidades de Aracaju, não é diferente, no Rio Sergipe que banha Aracaju, os pescadores há tempos tem o hábito de pescar o Surubim.

O que é importante saber?

O Surubim é aquele tipo de alimento que passa as fronteiras de um local específico para se tornar nacional. Além de sergipano, o prato também é bastante consumido na culinária mineira. Em Aracaju a dica para degustar a iguaria é nos tradicionais restaurantes O Miguel, Cariri e Armazém Bacco.

Surubim na Brasa

Surubim na Brasa (Foto: Ana Leiticia)

Aracaju é uma cidade linda e além dos deliciosos pratos típicos, as praias e a cidade oferecem opções para todos os gostos.
Com a baixa temporada fica mais fácil encontrar passagens aéreas para Aracaju com ótimos preços.
A TAM tem lançado promoções para os finais de semana. Fique atento ao Blog Decolar que sempre avisamos em primeira mão.
Você pode ficar sabendo também de nossas passagens aéreas promocionais através da nossa newsletter. Inscreva-se no www.decolar.com!

Imperdível!  Acompanhe essa matéria do Jornal Hoje, ensinando preparar a Carne de Sol, na sua própria casa!

0
Gostou do tema de hoje?
Envie os seus comentários
Você precisa estar logado para enviar comentários LOGIN
ingrid da silva 11-09-2013 gostei me ajudou bastante no trabalho da festa das nações
vitor 16-03-2012 gostei otimo
Walter Leite 14-05-2011 Gostei do Surubim na brasa. Vou tentar fazer aqui em casa num dia de churrasco.

Notas relacionadas