Comidas Típicas: Cuiabá

Pouca gente sabe, mas no século XIX, Cuiabá passava por apertos financeiros que causavam a baixa na média populacional da cidade. No entanto, desde o início do século XX, a capital mato-grossense apresentou um forte crescimento populacional chegando acima da média nacional, com isso, as melhorias ocorreram até chegar aos dias atuais. A cidade é conhecida como a Capital Verde, mostrando que há inúmeras opções de lazer, como os Museus De História e Pedras Ramis Bucair. Sendo assim: a culinária de Cuiabá não fica pra traz com tanto crescimento, tendo um cardápio requintado e saboroso.

Finalizando nossa série Comidas Típicas, estamos na região do centro-oeste, especificamente Cuiabá, para degustar os atrativos gastronômicos que a cidade tem a noss oferecer.
Como de costume, nossos leitores foram preciosos na escolha do cardápio a ser representado. As três comidas que de sentir o cheiro lembra a cultura mato-grossense foram: O Arroz com Pequi, a Farofa com Banana e o Pintado (peixe).

.

arroz de pequi tipicamente da região mato-grossense e goiana, faz o maior sucesso entre os conterrâneos e claro que na capital Cuiabá, não é diferente. Nos bares, restaurantes e lares, o Arroz com Pequi é servido, sem data marcada, sem dia específico, o que manda é a vontade de comer a iguaria.

Como surgiu?

Pegue um Pequi e misture com o arroz. Basicamente é isso. A fruta que é nativa do Brasil, marca o paladar por ter um sabor único e que mais agrada do que desagrada. O prato surgiu nos arredores do Pantanal, por isso explica o sucesso dele na região.

O que é importante saber?

O Arroz com Pequi é a prova que a gastronomia do centro-oeste tem muitas singularidades com a do sudeste, basicamente o que se come na região, se come em São Paulo, guardada as devidas proporções. Mas saiba que o Arroz com Pequi também é conhecido em Sampa também.

Arroz com Pequi

.

Corte 4 bananas em rodelas, junte elas com 200g de mandioca e coloque na panelas duas colheres de sopa de margarina, o resto é com você, mas a essência da Farofa com Banana são esses três ingredientes que conseqüentemente faz você gostar ainda mais de Cuiabá.

Como Surgiu?

Não tem uma data específica do surgimento do prato, que hoje representa a cultura cuiabana, porém, desde sempre o costume de comer a Farofa com Banana foi freqüente, além de ser uma iguaria regional, faz muito sucesso no Pantanal.

O que é importante saber?

Se quiser experimentar a Farofa com Banana de raiz, perto do Museu do Rio, fica o Regionalismo, um restaurante que já se entrega pelo nome. Além de oferecer comidas regionais, o preparo da Farofa com Banana é uma delicia que só.

Farofa com Banana

Farofa com Banana

.

Seja o Pintado que escolher: à parmegiana, na mão ou grelhado com manteiga e urucum, todos são saborosos da mesma forma. Pintado, um dos peixes que fazem mais sucesso nos locais da cidade. A meninada adora.

Como surgiu?

O Pintado, um peixe totalmente tradicional na cultura cuiabana, onde pode ser encontrado em nas bocas de canais dos rios e corichos. O peixe prefere rios onde o fundo é arenoso.
O bom do peixe que ele pode ser pescado durante muitos dias do ano, quase o ano inteiro, exceto nos dias com mais frio.

O que é importante saber?

Cuiabá é uma cidade onde existe o hábito de se comer peixe, há na gastronomia local uma variação impressionante do alimento. De segunda a segunda, sempre há opção no cardápio dos restaurantes da cidade.

Pintado à Parmegiana

Pintado à Parmegiana

.

E fechamos a série Comidas Típicas com pratos bem brasileiros.
Cuiabá convive com o que é símbolo no Brasil, a natureza virgem.
Conhecer Cuiabá deveria estar nos planos de qualquer brasileiro que queira ter o contato essa natureza e também com um povo hospitaleiro e gentil.
É possível encontrar hotéis e passagens aéreas em promoção para Cuiabá com facilidade no site da Decolar.
Sempre anunciamos nas mídias sociais nossas promoções, conheça a página do Decolar no Facebook.

.

Acesse e conheça a série Comidas Típicas do Blog Decolar!

4
Gostou do tema de hoje?
Envie os seus comentários
Você precisa estar logado para enviar comentários LOGIN
carol 21-05-2014 Quantos pratos bons. Que delícia. Amei o texto!
denilson 20-03-2014 que delicia Cuiabá......
DENYA 13-01-2014 Eu AmoooooOoo a comida do meu Mato grosso. Hoje eu moro em Salvador que tbm tem sua culinária delíciosa, amo a comida Baiana. AMOOOOO O PEIXE PINTADO, FAROFA DE BANANA ,,,,,,como diz a musica ''E bem Mato Grosso o guarana ralado pacú assado manga madura no quintal''...
antonia 21-05-2013 Eu não diria isto ou aquilo de uma comida que eu nunca esperimentei ,agredito que são tão saborosa quanto na foto estou trabalhando com meus alunos da EJA as regiões e fiquei com CENTRO OESTE veja que maravilha, com certeza vou tentar fazer farofa de banana eas demais comida abraço
drika 30-04-2013 adoro a comida cuiabana mas faltou maria izabel e frango com arroz tutu de feijao peixe com maxixixe
dudamercurim 09-04-2013 ai que delicia huuuuuuuuuuuuuu
duda mercurim 09-04-2013 nossa que delicia huuuuuuuu
rarume e karine 05-04-2013 CUIABA MINHA VD MINHA CIDADE DE LUZ TE AMO CUIABA MINHA VD TE AMO
mirela 03-04-2013 muito ruim ekaaa
mirela 03-04-2013 gostoso tanto de cuiaba super bom as comidas
mel horrana 01-04-2013 olha eu tinha um trabalho pra fazer precisava disso nossa me ajudou bastante (AI QUE ALIVIU VIU) obg eu estudo no maranata tijucal com muito gosto em kkkkkkkkkkkkkkkkkkk's 01/04/2013 primeiro de abril AH FELIZ DIA DA MENTIRA kkkkkkkk ah mais isso que eu falei e verdade
Fabiana 27-03-2013 Eu sou mineira, porém morro em cuiabá a 5 anos, acho a culinária cuiabana maravilhosa, não gosto de pequi, mas nem por isso preciso falar mal. É uma questão de ética, precisamos saber respeitar as opiniões e gostos de outras pessoas, e não falar qualquer coisa sem pensar (Bruna). Vc já viu imagens de pessoas na Africa que passam fome, elas dariam tudo para ter algo digno de ser chamado de comida.
Jac 22-11-2012 Adoro a gastronomia cuiabana. Onde encontro um bom restaurante em são paulo/capital? Se alguém puder indicar-me, agradeço.
miguel montana 31-08-2012 eu soy español y arandino y casado com brasileira tenemos dos hijos eugosteie gosto muito de tradiccion cultura e gastronomio paisaje en generl todo
aline 21-08-2012 Amo comida cuiabána;uma belicias.
alessandra 26-06-2012 nossa que delicia essas comidas so de olha me deu vontade de comer, que pena que tem gente fala bobagens dessas comidas
rarara 27-04-2012 eu acho as comidas de cuiaaba um maximo e nao acho que devem zuar da nossa cidade respeite ela se vc a ama diferente de vc bruna
ellen carl 18-04-2012 nao gostei.pois nao fala de quase nada das comidas tipicas de cuiaba
yasmim 09-04-2012 cuuiiaabaa
joseny 03-04-2012 adorei d+!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vania 01-04-2012 Bom dia a todos!!! Enquanto existem pessoas q preferem fazer criticas destrutivas:eu daria tudo p conhecer a cidade,os costumes e principalmente a culinária de cuiaba!(conheci um rapaz ,no chat de relacionamento estamos apaixonados....por questões financeiras ainda nao posso viajar....mas ele vira p sao Paulo ...nao e o máximo!!! sou apaixonada pelo pantanal e sei que viverei um amor dd cinema...)Somos a mistura linda dd varias raças! Devemos se orgulhar disso....Bruna!!! Pense melhor antes d escrever bobagens... Bjsss a todos....assim q possivelnas ferias de julho,estarei experimentando essas delicias.....
dheynieiri grassi soares 28-03-2012 olha eu acho uma delicia as coisas de cuiabá menos o piqui con arros mas vocêis estão de parabens obrigado.
Maeve 28-03-2012 Respeitar a cultura alheia não é só uma questão de eduação... é também de respeito. Sou Cuiabana e como tal aprecio e muito a culinária não só da minha como também das demais regiões do Brasil. É deplorável como " brasileiros" ao invés de enaltecer a nossa cultura só a denigrem. Mais respeito ... Eu por exemplo não gosto de alguns pratos tipicos.. nem por isso fala mal... devemos aprender a conviver com as diferenças.
Gabrielle 22-03-2012 Nossa,pessoal Fala serio as comidas tipicas da nossa cidade é tudo de bom,são maravilhosas,pena que existem pessoas que dizem coisas absurdas desse tipo....
Vinicius 20-03-2012 Bruna guarde suas opinioes pra vc !!!!!!
cuiabaninha com muito orgulho e muito amor 20-03-2012 entao morra e contribua para um mundo melhor ninguem sentira sua falta,idiota
bruna 02-03-2012 creedooo que nojo essas comidas ,Prefiro morre do come essas coisas

Notas relacionadas