Como renovar o passaporte

Antes de viajar para um destino internacional é preciso estar com a documentação em dia! Se os seus documentos de viagem estão por vencer, saiba como renovar o passaporte e tire todas suas dúvidas sobre o assunto!

Como renovar o passaporte
O novo passaporte comum que segue os padrões impostos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), é azul e foi implantado em todo o território nacional. É exigido de todo cidadão brasileiro que deseja viajar para um destino internacional fora do Mercosul; ou seja, qualquer país exceto Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Venezuela. Já que estes permitem a entrada de brasileiros com a simples apresentação da carteira de identidade, dispensando assim o uso do passaporte.

Se você está pensando em fazer uma viagem para algum país mais distante, é importante verificar a data de vencimento do seu passaporte. Ao embarcar para o exterior, o seu documento tem que ser válido por pelo menos mais 6 meses, de forma que você possa ir e voltar com o passaporte ainda vigente. Caso sua validade tenha expirado, você deverá solicitar um novo passaporte. Confira aqui como fazer!

Como renovar passaporte?

Na verdade, atualmente, o passaporte não poderá ser renovado: o processo agora consiste na solicitação de um novo documento. Isso significa que a numeração do passaporte novo será diferente e, que para o processo de renovar passaporte, você terá que apresentar todos os documentos originais relacionados – como se fosse a emissão normal.

Que documentos devo levar para renovar passaporte?

  • Documento de identidade;
  • Título de eleitor – e comprovantes de voto;
  • Quitação com o serviço militar obrigatório;
  • Certificado de naturalização – para os naturalizados;
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU);
  • Passaporte anterior (ainda que já esteja vencido ou por vencer);
  • CPF

Para iniciar o processo de emissão do seu passaporte novo, você tem que preencher o formulário eletrônico no site da Polícia Federal, agendar um horário e pagar o valor correspondente à emissão do documento. Na data marcada, você terá que apresentar os documentos anteriormente mencionados, registrar suas impressões digitais e tirar uma foto no posto de atendimento da Polícia Federal. Ao finalizar, você receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte. Lembre-se que é preciso retirá-lo pessoalmente com o documento de identidade em mãos.

Embora  a validade seja relativa para menores de idade, para maiores de 18 anos, o passaporte tem uma vigência de 10 anos. Após esse período, você tem que fazer todo o processo de novo! Como agora você já sabe como renovar passaporte e sua importância, fique atento e não espere até o último momento: antecipe seu processo e viaje tranquilo! Aproveite este blog para conferir posts com dicas e curiosidades das melhores cidades do mundo. Encontre ofertas imperdíveis para destinos internacionais no Decolar.com. Boa viagem! 😉

 

4
¿Te gustó este artículo?
Envia tu comentario
Debes estar logueado para poder comentar LOGIN