Dicas para a primeira viagem a Montevidéu

Quando planejamos uma viagem internacional sempre aparecem dúvidas sobre o Destino escolhido. Por isso, separamos algumas dicas para quem vai viajar pela primeira vez para Montevidéu, a capital do Uruguai.

Formulário de Entrada no país

Durante o Voo da Gol Linhas Aéreas, parceira do Projeto Viajante Decolar.com, os passageiros recebem o Formulário de Entrada e Saída do Uruguay, que garante a permanência legal de até 90 dias no país. É importante levar uma caneta na bagagem de mão para preencher o documento ainda no avião. A medida serve para agilizar o processo na imigração, que é o lugar onde você vai entrar o formulário quando chegar no Aeroporto de Carrasco.

Montevideo_Uruguay

 

Cambio

O Peso Uruguaio é a moeda oficial do país. Dificilmente você vai encontra-lo nas casas de câmbio do Brasil. Encontrei no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, mas achei muito caro. Sugiro que leve reais ou dólar em espécie para trocar em Montevidéu, mas não no aeroporto. Na Global Exchange, que está no Aeroporto de Carrasco, o peso custa UYU7,55 – a cada 1 real -, já na Avenida 18 de Julio encontrei por UYU8,70. Mas ainda assim não foi o melhor câmbio. Ao lado do Mercado del Puerto, no Cambio Uruguai, a conversão foi de UYU9 pesos a cada 1 real. Foi o melhor lugar que encontrei. Se tiver tempo no destino, antes de comprar pesos, procure bastante e nunca troque tudo, deixe sempre alguns reais reservados para emergência – caso prefira levar dinheiro em espécie para gastar com as despesas na viagem.
É de suma importância pesquisar bastante antes de comprar o Peso Uruguaio para aproveitar a melhor conversão.

Cambio_Montevideu

Língua

Muitas pessoas têm medo de viajar para fora do Brasil por não saber falar outras línguas. Caso tenha vontade de conhecer Montevidéu e por esse receio ainda não foi, pode ficar despreocupado. Não é preciso ter o domínio do espanhol para viajar para o Uruguai. Os uruguaios são atenciosos e sempre arriscam o português para facilitar a comunicação com os turistas. Caso não entenda alguma coisa, peça para repetir e falar mais devagar, só não deixe de conhecer esse destino por isso. Viajar também é uma forma de aprender. Quando voltar para o Brasil vai ter aprendido diversas palavras em espanhol.

Praça_em_Montevideu

Hospedagem

Se você não quer perder tempo com transporte para poder conhecer os pontos turísticos mais famosos, sugiro que se hospede no Centro de Montevidéu. No centro estão os principais museus, galerias, teatros, cassinos e o centro gastronômico, onde vai poder saborear uma boa carne uruguaia e apreciar um bom vinho. Fiquei no Hotel Europa, bem perto da 18 de Julio e próximo das principais atrações. Você não vai precisar pegar taxi ou ônibus para ir para os pontos turísticos mais famosos porque o hotel fica bem próximo.

Montevideu_Uruguai

Táxi

Diferente do Brasil, os táxis de Montevidéu possuem um vidro blindado entre o motorista e o passageiro. Isso mesmo, um vidro blindado. A medida foi implantada pelo governo depois que alguns profissionais foram mortos em assaltos. Os taxis são muito velhos, mas o preço da corrida é muito barato. Só achei difícil entender como é cobrada a corrida. Mesmo com o taxímetro, a tarifa é dita quando você chega ao destino, porque é somado o valor do aparelho com o preço de uma tabela.

Taxi_Montevideu

Mas e na hora de pagar? Como entregar o dinheiro para o taxista com aquele vidro na frente? É bem estranho, mas bem Simples. Embaixo do Vidro existe uma pequena passagem, parecida com um cinzeiro, onde colocamos o dinheiro e recebemos o troco. É bem diferente.

IMG_6830

Essas forma algumas dicas do Blog Decolar.com para você que está se programando para viajar pela primeira vez para Montevidéu e tinha dúvidas. Espero que tenha gostado. Ah, não se esqueça de compartilhar com os seu amigos essas dicas!

Post por Jean – Viajante Decolar

Projeto Viajante Decolar

0
Gostou do tema de hoje?
Envie os seus comentários
Você precisa estar logado para enviar comentários LOGIN
Margarifa 02-03-2014 Excelentes as dicas. Amei!!!Parabéns! Pretendo viajar para o Uruguay e as respostas para as perguntas enviadas me foram mui0t úteis...Obrigada!!!!
ÉDSON 20-02-2014 Muito boa ! Aproveitei as dicas
Eliane 11-02-2014 Uma pergunta: os táxi´s aqui no RJ cabem 4 pessoas. E no Uruguai, já que tem vidros, seriam só 3 lugares ?
MARIA SALETE ALENCAR 06-02-2014 Olá Gostei das suas dicas e informações, à propósito , aconselha fazer reserva de táxi on line e pg.ou melhor pegar táxi no aeroporto. obrigada desde já maria salete
Lucio 26-01-2014 Podemos usar o REAL pagar despesas em restaurante, taxis e lojas no Uruguai? Quero dizer é facil usar Real no Uruguai como o é na Argentina?
Arthur 25-01-2014 Olá, moro em fortaleza e estou no uruguai nesse momento 24.01.14. Sobre o dinheiro, tenho pesquisado em todas as casas de câmbio q passo, e como o peso está mais caro q na época do post a cotação q encontro com mais frequëncia é 8.15, inclusive nessa casa la favorita da foto. Somente uma vez consegui trocar por 8.50, mas foi por sorte, o cara q trocou simplesmente resolveu me fazer essa taxa q na realidade estava a 8.00. O q eu aprendi tb é q vc pode pedir pra ele melhorar um pouco, o q vai acabar aumentando uns 0.20 na maioria das vezes. Ou seja, se estiver a 8.10 eles aumentam para 8.30. Outra coisa q aprendi é q quando não te entregarem a nota em algum restaurante ou supermercado, peça. É bom para bater os valores. Mais uma dica: no avião, ao chegar ao uruguai, vão entregar um papel pra ser preenchido. Então levem caneta. O espaço para colocar as informações é pequeno, então não precisa respeitar. Espero ter ajudado e desejo a todos uma ótima viagem. E venham mesmo, eu já nem quero voltar. :)
Eliane 10-01-2014 Olá Jean, vou viajar com minha irmã e uma amiga, ficaremos 3 dias em Punta. Pretendo seguir direto do aeroporto para três cruzes e pegar um onibus para Punta mas não vou levar dinheiro em pesos do Brasil. O que vc me aconselha? Fazer o cambio no aeroporto ou seguir até o mercado para trocar o dinheiro? Meu voo chega as 15:18 no aeroporto de Montevideo e já reservei o hotel para o mesmo dia em Punta. Obrigada!
JOSÉ EDSON 02-01-2014 Muito útil suas dicas, pretendo ir a Montevideo em Julho de 2014
joão lúcio 16-12-2013 Muito boa e simples a sua contribuição.
rosicleide 13-12-2013 moro em Manaus e gostaria muito de conhecer o uruguai, montevieu, punta del leste, essas coisas que a gente ve na tv. é preciso passaporte para entrar no pais?
Alan de Oliveira 24-11-2013 Gostei muito das dicas! Usarei elas para a minha viagem a Montevidéu em abril de 2014. Valeu!