O que fazer em Lima e Machu Picchu, no Peru

O nossa leitor Fábio Pastorello viajou para o Peru, mais especificamente para Lima e Machu Picchu, e dá dicas para quem também pretende fazer essa viagem.  Se você também quer contar sua experiência de viagem, basta enviar um e-mail para blog@decolar.com

Em setembro agora, resolvi comemorar meu aniversário em Machu Picchu. Comprei as passagens aéreas pelo Decolar.com, pois o site me permitiu escolher uma viagem com múltiplos destinos. Tomamos eu e Cleber um vôo para Lima, onde passamos um dia para conhecer a cidade e depois pegamos outro vôo para Cuzco.

Mas a viagem para a viagem não se resume somente a Machu Picchu. Além da cordialidade do povo peruano, o Peru também conta com diversos outros atrativos. Em cerca de 24 horas em Lima, capital do país, optamos por conhecer o centro histórico pela manhã, onde naturalmente curtimos muito a Plaza Maior (ou Plaza de Armas). No entorno do centro histórico também há alguns lugares que merecem a visita. Nosso segundo destino foi a Huaca Pucllana, um sítio arqueológico no bairro de Miraflores, que se diferencia dos demais no Peru pelo fato de não ser feito de pedras (e sim tijolos de argila) e homenagear o mar (ao invés do Sol).

Dicas de Lima e Peru - Parque de La Reserva Plaza Maior e Huaca Pucllana

Finalmente, encerramos o dia no Shopping Larcomar, para a vista das praias e do mar de Lima. Uma dica é escolher um dos restaurantes no Larcomar e provar o ceviche, um prato típico da região. À noite, um programa imperdível é visitar o Parque de la Reserva e o Circuito Mágico de Água, uma série de diferentes e divertidas fontes luminosas.

Dia seguinte, bem cedo, nos dirigimos ao aeroporto para a viagem à Cuzco. Logo na chegada em Cuzco, é bom tomar o chá de coca para evitar o mal da altitude. No nosso hotel (acho que na maioria deles) eles fornecem o chá durante todo o tempo, gratuitamente. Em Cuzco, adoramos conhecer a Plaza de Armas, onde fica a Catedral de Cuzco e a Compañia de Jesus, e o Koricancha, um importante construído pelos incas em homenagem ao Sol, que com a colonização espanhola foi transformado em igreja e convento. Os lugares são incríveis, mas Cuzco é um grande museu a céu aberto, é possível percorrer suas ruas e estar em contato direto com a influência inca, principalmente nas grandes pedras que são a base da arquitetura de alguns locais, que impressionam tanto pelo tamanho como pela precisão como foram encaixadas. Grande parte dessas pedras gigantes foi retirada do sítio arqueológico de Sacsayhuaman, que é possível visitar através de um city tour. É bom pesquisar bem, pois alguns passeios podem não incluir todos os lugares que é possível visitar com o boleto turístico, um bilhete que permite o ingresso em 16 atrações de Cuzco.

Um passeio imperdível para fazer em Cuzco é o passeio do Vale Sagrado, que visita os sítios arqueológicos dePisac, Ollantaytambo e Chinchero (todos também inclusos no boleto turístico), e onde se pode conhecer melhor a cultura e arquitetura incas. Se puder, passe uma noite em Ollantaytambo e visite o povoado que se mantém muito próximo ao que era no passado, no tempo dos incas.

Mas lógico, o grande objetivo dessa viagem era conhecer Machu Picchu, considerada uma das sétimas maravilhas do mundo. Pegamos um trem de Ollantaytambo para Águas Calientes, onde pernoitamos para chegar bem cedo na cidade inca. No dia seguinte, pegamos um ônibus que leva até o alto de uma montanha, onde é a entrada dessa que está entre as sete maravilhas do mundo. Um dia inteiro é pouco para conhecer o lugar. Fizemos um passeio com um guia local (é essencial para entender o que são todas aquelas pedras, e há curiosidades que você não percebe ao passar por elas) e também as trilhas de Waynapicchu e a trilha da Ponte Inca. Diante da vista de Machu Picchu, posso dizer que finalmente recebi meu presente de aniversário. Lugares inesquecíveis, paisagens belíssimas, Machu Picchu é realmente tudo o que a gente imaginava e muito mais.

Dicas de Lima e Peru - Machu Picchu

Texto por Fábio Pastorello, que conta sobre todas sua viagens no blog Viagens de Cinema

Ficou com vontade de conhecer o Peru? Aproveite e ache no Decolar.com passagens e hotéis em oferta!

0
Gostou do tema de hoje?
Envie os seus comentários
Você precisa estar logado para enviar comentários LOGIN
Anônimo 20-09-2014 O melhor mês para visitar o Peru é em Junho pelas festas que tem e o clima, mesmo sendo um pouco mais frío tem menos chuva o que proporciona o passeio inesquecível. Já Fevereiro é considerado o pior mês pra visitar Machu Picchu, porque chove muito. Mas com certeza é uma viagem inesquecível. Vale muito a pena
mari angela 22-06-2014 Adorei as dicas mas gostaria de saber como é o clima no final de janeiro inicio de fevereiro quando posso tirar minhas férias e ir ao Peru.
ana cristina martins 25-05-2013 gostei muito tuas dicas para as pessoas que querem conhecer o Perú,eu vivo aqui em Lima,definitivamente se pode fazer um lindo passeio,e aprender muito.
Maurício 22-05-2013 Olá , boa noite! Gostei muito da dicas e estou interessado em ir Macchu Picchu, gostaria de saber qual o dia da semana é melhor para ir. Grato.
Carlos Franco 15-05-2013 Prezado Fábio, Parabéns pelas excelentes dicas. Estou indo no dia 13 de julho 2013 para esta aventura. Fiquei curioso ao ver uma foto. Por acaso eles carimbaram o seu passaporte com um carimbo de Machu Picchu? É isto mesmo? Grande Abraço, Carlos Franco
Fábio Pastorello 24-04-2013 Abs, Fred e boa viagem!
Fábio Pastorello 24-04-2013 Nadja, nós fizemos o passeio do Vale Sagrado de Cuzco até Ollantaytambo e de lá pegamos o trem para Cuzco. O único modo de chegar em Machu Picchu é de trem. O Vale Sagrado você conhece em um dia através de passeios, mas a região é linda, numa próxima vez vou querer ficar mais tempo. Abs.
Fábio Pastorello 24-04-2013 Obrigado, Lucinéia.
Fábio Pastorello 24-04-2013 Obrigado, Rosane. Espero que a viagem tenha sido ótima.
Fábio Pastorello 24-04-2013 Oi, Eunice. Numa tarde é possível sim, mas fica muuuuito corrido. Se puder, reserve pelo menos 1 dia para conhecer Cuzco. Abs.
Fábio Pastorello 24-04-2013 É lindo mesmo, Fca Eugênia, fico feliz de ter aumentado sua vontade de conhecer esse lugar maravilhoso!
Nadja Caiado 22-03-2013 Obrigada pelas suas dicas. Como você foi de Cusco para Machu Pichu? Trem ou van ou onibus? Eu sei que os trens são bem caros e mais rapidos. Quanto tempo de van ou onibus? Vc sabe? E quanto tempo eu preciso em vale Sagrado?
rosane pinho 18-03-2013 parabens pela forma como apresentou sua viagem. estou indo pra Lima, na quinta-feira.
Lucinéia 27-10-2012 Adorei, que encanto. Tenho planejado viajar para fora, quem sabe vou ao Peru. Só tenho que observar melhor o clima, É que tenho um bb de 1 ano e 4 meses.
adolfina alice dos santos 27-10-2012 seria meu sonho se nao fosse tao caro quem sabe um dia
Eunice A M 26-10-2012 Estou me preparando para ir visitar o Peru em novembro, mal posso esperar o dia voar para os andes. Adorei as fotos e as dicas, fiquei com uma duvida em Cuzco numa tarde é possivel ver os principais pontos de Cuzco?
Fca Eugenia 18-10-2012 Que lindas fotos das lindas paisagens do Peru. Fiquei encantada. Agora eu é que fiquei com desejo de conhecer Machu picchu

Notas relacionadas