Carnaval do Sudeste – As cidades mais agitadas

Sabemos que o Carnaval é animado pelos quatro cantos do Brasil, mas a região Sudeste nos últimos anos vem apresentando um carnaval cheio de alegria, nas grandes cidades e no interior.

Selecionamos os melhores carnavais da região sudeste, e selecionamos algumas dicas para quem pretende viajar para alguma dessas cidades:

Ouro Preto

Quem vai para Ouro Preto no Carnaval pode esperar quase tudo da cidade, menos tranquilidade, nesse feriado a cidade é movida a festa o dia inteiro. Quem se encarrega do agito na parte da tarde são os famosos blocos de rua, os 3 principais são: Praia, Caixão e Cabrobró e são vendidos normalmente junto com os pacotes de viagem, ou até mesmo nos hotéis. Durante a noite as festas nas repúblicas ficam lotadas, e mulher sempre entra de graça. Há também a opção de curtir shows promovidos pela prefeitura que acontecem na Praça Tiradentes, Largo do Cinema e Largo da Alegria.

Carnaval em Ouro Preto (Foto: Divulgação)

Carnaval em Ouro Preto

A concentração da folia é no Centro Histórico, lembre-se disso na hora de se hospedar. Outra dica valiosa é: leve sapatos confortáveis, a cidade é cheia de ladeiras e as subidas e descidas são inevitáveis.

Veja opções de Hotéis em Ouro Preto

São Luíz do Paraitinga

O Carnaval de São Luíz do Paraitinga é o mais animado do interior de São Paulo e a cada ano apresenta suas famosas marchinhas a mais foliões. Os blocos de rua fazem a festa dos turistas que tem a oportunidade de aproveitar um carnaval como antigamente, e um dos menos violentos do Brasil.

Carnaval em São Luís do Paraitinga

Carnaval em São Luís do Paraitinga (Foto: Divulgação)

O sucesso da marchinha tem uma explicação: os compositores são os próprios moradores da cidade, que se esforçam e criam os hits para o concurso de “Melhor Marchinha” que acontece anualmente.

Rio de Janeiro

Um dos maiores e melhores carnavais do Brasil é o do Rio de Janeiro. O segredo da cidade maravilhosa para fazer um grande carnaval, é a mistura dos tradicionais blocos de rua, cheios de fantasias e marchinhas. O luxo das escolas de samba completa a festa, que é televisionado para todo Brasil e leva milhares de pessoas para a Apoteose.

Carnaval no Rio de Janeiro

Carnaval no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Os principais blocos de Carnaval de Rua acontecem na Zona Sul do Rio, então procure se hospedar por lá. Isso facilita muito porque a cidade fica lotada na época e circular de táxi pode sair mais caro. Os blocos começam de manhã, e a boa notícia é que todos são de graça! Alguns vendem camisas, mas é só para ajuda de custo, a farra é na faixa mesmo.

Quem escolhe curtir os Desfiles das Escolas de Samba e comprou ingresso em um setor sem cadeira marcada não bobeie e chegue cedo. Cedo de verdade porque os bons lugares são bem disputados!

Veja opções de Hotéis no Rio de Janeiro

Ubatuba

Quem gosta de conciliar Carnaval animado e praia encontra em Ubatuba o destino perfeito para o feriado.  Há quase 10 anos a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) promove o Festival de Marchinhas para eleger qual será o hit do Carnaval que será tocado durante os dias da folia, no meio de tantas outras músicas clássicas interpretadas pela Banda Lira Padre Anchieta, na Praça Exaltação à Santa Cruz.

Carnaval em Ubatuba

Carnaval em Ubatuba (Foto: Divulgação)

Os blocos Galo da Meia-Noite, Caxorrada e Cuzcuz do Pato são os mais famosos, e fazem seu trajeto pelas ruas do centro da cidade. A matinê para as crianças acontece normalmente no Ginásio Tubão. Se decidir passar o Carnaval em Ubatuba, se programe com antecedência. As pousadas e casas de veraneio costumam ficar lotadas meses antes da festa.

Veja opções de Hotéis em Ubatuba

Diamantina

O Carnaval de Diamantina funciona quase que no mesmo jeito que o de Ouro Preto. O forte da folia fica por conta do Carnaval de rua e blocos tradicionais. No palco principal, na Praça do Mercado Velho, dois grupos tradicionais comandam a folia: o Bartucada e o BatCaverna. Além disso, acontecem muitos shows patrocinados pela prefeitura, de vários estilos musicais diferentes.

Carnaval de Diamantina

Apresentação do Bat Caverna em Diamantina (Foto: Divulgação)

Toda a festa de Diamantina é grátis, é só sair na rua e começar a pular Carnaval!

Veja opções de Hotéis em Diamantina

Alguém aqui já passou o Carnaval em alguma dessas cidades? Deixe a sua dica nos comentários!

1
Gostou do tema de hoje?
Envie os seus comentários
Você precisa estar logado para enviar comentários LOGIN
DEAM 25-02-2014 Pudin \o/
dheymison 10-03-2013 gostaria de saber quanto ta a passagem de rio de janeiro a são luis
Tha P 10-03-2012 Bom n era exatamente o que eu procurava , mas me ajudou um pouco sim !!! vlwzao msm bjinhs
Laine Fritsch 13-02-2012 Muitoo Boom esse site, fiz meu trabaho e tirei notta maxima ! Muito Bom Mesmo ! HeHe '
Mirka 31-01-2012 Oi, Fré!Que legal ver você por aqui.São Luiz é ftcsinanae, sou super suspeita pra falar de lá, já me tornei uma luizense de coração, corpo e alma.Continue nos acompanhando.Obrigada.Beijão.

Notas relacionadas