Carnaval do Sul – As cidades mais agitadas

Quem acompanha o nosso blog, viu que falamos sobre as cidades mais agitada do Carnaval do Nordeste e do Carnaval do Sudeste. Chegou a vez de falarmos sobre uma região que nem sempre está no roteiro de quem quer curtir a agitação da folia de Carnaval, mas deveria.

A região Sul do Brasil também sabe fazer Carnaval, e as cidades a seguir devem ser consideradas na hora de montar um roteiro para o feriado:

Florianópolis

O Carnaval de Florianópolis mistura os blocos de rua, os desfiles das escolas de samba e grandes festas fechadas. Começando pelos blocos, o mais famoso de Floripa é o Bloco dos Sujos que acontece no Centro (Avenida Rio Branco e Av. Pref. Osmar Cunha) e homens se fantasiam de mulher e vice-versa. No ano passado o bloco levou 80 mil foliões para as ruas.

bloco dos sujos

Bloco dos Sujos, o principal de Floripa (Foto: Divulgação)

A passarela Nego Quirido é o sambódromo de Florianópolis, onde no sábado de Carnaval desfilam as 5 escolas de samba: União Ilha da Magia, Unidos da Coloninha, Protegidos da Princesa, Consulado do Samba e Embaixada Copa Lord. No domingo, a passarela é tomada por 10 blocos de enredo. O resultado da campeã do desfile sai na terça.

As duas festas mais famosas são: Peixada do Gui e Carnaval P12. Em 2012, as duas acontecerão em Jurerê Internacional e além de muita gente bonita, a programação conta com músicas de todos os estilos. Ao adquirir o ingresso, o open bar está incluso.

Veja as opções de Hotéis de Florianópolis

Curitiba

Curitiba nunca foi uma cidade tradicional para passar o Carnaval, a capital costumava ficar deserta na época, mas ultimamente vem atraindo muitos turistas que fogem dos preços salgados das cidades mais procuradas desse feriado.

A cidade de Curitiba pode te proporcionar um Carnaval totalmente diferente do resto do país. Começando pelo festival Psycho Carnival, que acontece no feriado de Carnaval e vem fazendo a festa do rockeiros há mais de 10 anos, com bandas nacionais e internacionais de rockabilly. Além de uma passeata de Zombie Walk onde todos se fantasiam como mortos-vivos. Uma opção para quem  quer fugir dos ritmos tradicionais do Carnaval.

Psycho Carnival

Psycho Carnival, em Curitiba (Foto: Divulgação)

Há também opção para os mais tradicionais, as escolas de samba desfilam na Avenida Cândido de Abreu no sábado. Já os bailes de Carnaval acontecem no Ginásio do Bairro Novo .

Veja as opções de Hotéis em Curitiba

Gramado

Desde o ano passado Gramado tenta entrar para o Guiness Book como “O Maior Carnaval de Salão do Mundo” com a festa Gramado Fantasia que acontece sempre antes, durante e depois do Carnaval. A programação começa com algumas “muambas” antes do Carnaval, esse é o nome dado aos ensaios dos blocos que participarão da festa.

Depois das muambas, antes do feriado em si, acontece uma festa de Pré-Carnaval que vem seguido de 5 dias de folia oficiais (de sexta a terça de carnaval) finalizando pela festa da quarta de cinzas, conhecida em Gramado como “Enterro dos Ossos”. Muita festa, certo?

Gramado Carnaval

Carnaval de Gramado (Foto: Divulgação)

Os locais da festa variam entre ExpoGramado, Sociedade Minuano e Sociedade Recreio Gramadense, e os blocos mais famosos que passam por lá são: Sópranóis, Diz Meu Cafezinho, Velinhos Transviados, Quis um Gole, Diz Cafeinados , Quereu Bebeu e 100 juízo.

Veja as opções de Hotéis em Gramado

Deu para perceber que a região Sul também adora o Carnaval! Quem já passou o feriado da folia em algum desses lugares deixa a sua dica nos comentários (:

0
Gostou do tema de hoje?
Envie os seus comentários
Você precisa estar logado para enviar comentários LOGIN
LoudresCarvalho 09-03-2014 É muito interessante,a vida e o costume das pessoas,com variedades tipos de diversão,cada lugar uma diversão diferente e todos brincam de certa forma.Parabéns pelo texto.Abraços para a equipe.
deyvid 24-02-2014 Muito interessante esses tipos d carnaval , muda totalmente das rotinas tradicional e é muito legal vcs publicar eisso , muito legal mesmo
yasmin 13-02-2014 gostei mais de curitiba.............................. uhhhhhh zumbi
gabriel 08-03-2012 cara show de bola esse texto! o melhor que achei até agora

Notas relacionadas