Virada Cultural

Virada Cultural SP

A Virada Cultural é um evento realizado em São Paulo e que expressa o estilo de vida do paulistano. Com 24 horas de duração, a Virada demostra que a capital paulista é mesmo uma "cidade que nunca para". Realizada pela Prefeitura de São Paulo, o evento foi inspirado pela "Nuit Blanche" francesa, quando lugares como museus são abertos ao público de madrugada. A Virada Cultural, entretanto, vai além e convida paulistanos e visitantes a tomarem o espaço público em um dia inteiro de música, dança, arte e manifestações populares. A festa, parte da agenda cultural SP, ocorre majoritariamente na região central da cidade.

 

Desde sua primeira edição em 2005, quando foi incorporada à programação de SP, a Virada Cultural apresenta ao público saraus poéticos, obras de teatro e dança, workshops, palestras, sessões de cinema e feiras; além de shows e exposições de arte. Toda a programação da Virada é gratuita e convoca pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, gostos e tribos. São convidados para o evento artista renomados de todas as modalidades, tanto nacionais, como internacionais. Já passaram pelos palcos artistas como Gal Costa, Alceu Valença, Jorge Ben Jor, Novos Baianos, Racionais MC’s, Titãs, Dominguinhos,Toquinho, além de Abba (Suécia), Jorge Drexler (Uruguai), os músicos de jazz Edgar Winter e Larry McCray (EUA), Black Star e o clássico do funk dos anos 70, George Clinton.

 

A Virada ocorre entre os meses de abril e maio e faz com que a cidade receba muitos visitantes. Por esta razão, os hotéis em São Paulo ficam lotados nesta época e é recomendável fazer reservas com antecipação. Os lugares de hospedagem preferidos dos visitantes são aqueles que ficam próximos aos principais shows em SP e também das estações de metrô. Há atividades em muitos pontos da capital, mas os palcos mais importantes da Virada localizam-se próximos às principais avenidas do centro, como Av. São João, Av. Rio Branco, Av. Cásper Líbero e 25 de Março. Também é possível desfrutar das atrações em parques e praças, como a Praça Roosevelt, Praça da República e Parque do Ibirapuera. O evento reúne mais de quatro milhões de pessoas em suas 24 horas de programação.

 

Se você gostou da Virada Cultural de São Paulo, confira outras páginas de eventos que acontecem por todo o Brasil, como o Lollapalooza, o Planeta Atlântida, a Tomorrowland e muito mais. Aproveite

Mapa de São Paulo

Dicas para quem vai ao evento

  • Viradinha

    A Virada Cultural possui programação especial para os pequenos que inclui obras de teatro infantis e shows musicais e mostras especiais em museus.

  • Segurança

    Evite portar objetos de valor, como jóias e relógios, e leve apenas o dinheiro necessário para aproveitar as 24 horas do evento.

  • Transporte

    Durante a Virada Cultural o transporte público da cidade de São Paulo funciona sem interrupção, inclusive de madrugada. Há mais informações no site oficial do evento.

  • Crianças

    Se você vai levar as crianças para a Virada, é recomendável que os identifique com nome e telefone. Caso elas se percam procure a segurança do evento.