Bordeaux: Rota do Vinho

Bordeaux - França

Bordeaux é uma pequena cidade ao sul de Paris, na França, e sua fama em relação à produção de vinho gira ao redor do mundo a ponto de ser considerada a capital mundial de produção da bebida. São milhares de visitantes que se hospedam todos os anos nos hotéis em Bordeaux, ponto de partida para desfrutar de passeios e degustações pelas vinícolas da região. Como a produção da bebida é intensa - são mais de 120 mil hectáres de vinhedos - em 1855 foi criado um sistema de classificação de qualidade para os vinhos de bordo que permanece vigente até hoje. Alguns dos mais caros e renomados “Premiere Cru” são produzidos nas sub-regiões de Médoc, Graves e Saint -Emillión.

Além destas três sub-regiões, quem viajar para Bordeaux também pode conhecer Blaye e Bour, ao norte da cidade de Bordeaux, e Entre-Deux-Mers, uma das mais extensas de toda a rota do vinho bordô. Em todos estes lugares é possível, além de degustar vinhos, provar da deliciosa culinária francesa e conhecer importantes construções históricas e castelos. As plantações de uva localizam-se fora da cidade de Bordeaux , e os châteaux - locais onde é fabricado o vinho bordo - se situam em pequenas vilas ao longo dos rios Garrone, Gironde e Dordogne. Nomes como Pauillac, Saint-Julien, Margaux e Saint-Émilion denominam vilas e alguns dos tipos de vinho mais famosos e renomados de toda rota do vinho Bordeaux. O ideal para conhecer as vinícolas é contratar um pacote para Bordeaux, que conta, geralmente, com guias especializados e translado dos hotéis até a região dos vinhedos.

Mapa de Bordeaux

Dicas para quem vai a Bordeaux

  • Passeios

    Quem deseja contratar passeios para conhecer as vinícolas pode ir ao Escritório de Turismo de Bordeaux e solicitar as excursões. Há várias opções, e é possível escolher de acordo com as preferências de tempo e preço de cada um.

  • Como chegar

    Para chegar até Bordeaux desde Paris pode-se tomar um trem e realizar uma viagem de aproximadamente 3 horas. Se a viagem for realizar a viagem no verão recomenda-se reservar os bilhetes com antecedencia.

  • Quando ir

    A melhor época para conhecer Bordeaux é, sem dúvida, durante a colheita nos vinhedos, que acontece entre os meses de agosto e setembro. Nesta época do ano, as temperaturas chegam aos 26 graus e são um verdadeiro convite aos passeios ao ar livre.

  • Bordeaux

    A cidade de Bordeaux é considerada uma das mais belas da França depois de Paris. Uma vez na cidade, não deixe de conhecer a belíssima igreja Saint-Michel e a Place de la Bourse.