Porto: Rota do Vinho

Vinho do Porto e vinícolas

O vinho do Porto é um dos mais famosos vinhos do mundo e sua produção se concentra do Vale Douro, a aproximadamente 80 km da cidade do Porto em Portugal. O Vale Douro, primeira região do mundo a ser demarcada como área de viticultura em Portugal, configura uma das dez melhores rotas de vinho do mundo e não podia ser diferente. O vale, localizado às margens do Rio Douro entre as pequenas Barqueiros e Barca d’Alva, é conformado por socalcos (terrenos sustentados por muros) e sua paisagem alaranjada no outono e verde no verão é considerada pela Unesco “Patrimônio da Humanidade”. Tanto o Vale Douro, como as vinícolas de Porto, recebem muitos apaixonados pelas tradições da viticultura e vinho portugues.

Além de percorrer os vinhedos, quem viajar para Porto pode conhecer enotecas, fazer tours guiados, apreciar a deliciosa gastronomia portuguesa, além de poder realizar cruzeiros fluviais pelo Rio Douro e até ajudar durante a colheita. Para aproveitar todas as opções que o lugar tem a oferecer a melhor maneira é contratar pacotes para Portugal que incluem, além de tours pelo Vale Douro, hotéis em Porto. Outra importante atração da região é sua arquitetura marcada por conventos, igrejas e casarões de diversos estilos como barroco, gótico e renacentista. Outro ponto incrível na região são os mirantes; prepare-se para vistas de tirar o fôlego. Ao fazer a Rota do Vinho do Porto o visitante pode degustar além do vinho do porto, vinhos espumantes e moscatéis, característicamente mais doce.   

Mapa do Porto

Dicas para os viajantes

  • De Barco

    Não deixe de passear de barco pelo rio Douro. Há diversas empresas que oferecem o passeio, uma ótima oportunidade para conhecer a história de como era feito o transporte da bebida.

  • Veja também

    Uma vez no Vale Douro, não deixe de visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego; a Casa de Mateus, em Vila Real e o Mosteiro de Tarouca.

  • Vindima

    Durante os meses de setembro e outubro ocorre a vindima, ou seja o período de colheita das uvas. Quem viajar nesta época pode participar das comemorações e ajudar no corte dos cachos de uvas das videiras.

  • Comidas

    Não deixe de experimentar o pão regional feito em fornos à lenha, os enchidos, as bolas de Lamego e de Vila Real, os excelentes peixes do rio e os pratos a base de carnes especiais e de cabrito.