Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, à 70 km de Cuiabá, no Mato Grosso, é uma verdadeiro paraíso! O lugar é de uma exuberância natural de encher os olhos, e em seus 33 mil hectares o visitante vai encontrar cachoeiras, lagoas, cavernas, paredões e nascentes. O parque, fundado em 1989, é uma área de preservação ambiental e habitat natural de diversas espécies da fauna e flora características do cerrado Brasileiro. Na Chapada dos Guimarães Mato Grosso, município que serve de porta de entrada para o parque, o visitante ainda vai encontrar diversas atrações como casarões e imóveis antigos, lojas de artesanato, além de uma boa infraestrutura de hotéis e serviços.


Na Chapada MT é possível contratar guias especializados em realizar passeios e trilhas pelo parque nacional. Quem viaja para a Chapada dos Guimarães pode ir ao mirante da Cachoeira Véu de Noiva, o principal cartão-postal do lugar; percorrer o Circuito das Cachoeiras em uma trilha de 6 quilômetros e sete quedas; fazer trekking no morro de São Jerônimo; ou ir ao Vale do Rio Claro, que inclui mergulho em duas corredeiras. Caso tenha mais tempo, o viajante também pode fazer o passeio que leva à Gruta da Lagoa Azul ou até a Caverna Aroe Jari, a maior de arenito do país. Outros lugares imperdíveis são as cachoeiras da Geladeira e do Marimbondo, o Centro Geodésico, o Mirante Alto do Céu e a caverna Kiogo Bravo, de aproximadamente 300 m de extensão. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental e sua entrada é gratuita.

Mapa de Cuiabá

Dicas para aproveitar a Chapada dos Guimarães

  • Quando ir:

    A melhor época para visitar a Chapara dos Guimarães é entre os meses de maio a setembro. Este é o período de seca na região e as cachoeiras ficam podem ser vistas em todo seu esplendor.

  • Hospedagem:

    Recomenda-se reservara hotéis e pousada com antecedência já que, por seu fácil acesso, a Chapada dos Guimarães costuma receber muitos visitantes, principalmente na alta temporada e durante feriados prolongados.

  • Projeta-se:

    Goiás sempre tem um calor intenso. Por esta razão recomenda-se o uso de protetor solar, roupas leves e chapéu. Não esqueça de levar um bom repelente e tomar muita água!

  • O que levar:

    Ao fazer as malas para conhecer a Chapada dos Guimarães não deixe de fora: tênis apropriado para caminhada, roupa de banho e um agasalho leve, já que as temperaturas costumam cair um pouco durante a noite.