Parque Nacional da Serra Canastra

Parque Nacional da Serra Canastra

Melhores ofertas para conhecer a Serra Canastra

Serra Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado no interior de Minas Gerais, foi criado em 1972 como o objetivo de proteger a nascente do Rio São Francisco. Suas lindas paisagens, reino de paz e tranquilidade, são conformadas por imensos horizontes verdes e rochosos cortadas por algumas estradas de terra de cor avermelhada. Quem vista a Serra da Canastra pode se deslumbrar com grutas e lagos, além da nascente do Rio São Francisco e da Cachoeira Casca D'Anta. Esta queda d'água, um dos cartões postais do parque, é considerada a mais alta com 186 m. A Cachoeira Casca D'Anta ainda é o marco que divide o parque em dois, parte baixa e parte alta, e assim que ajuda a planejar o que fazer na Serra da Canastra.

 

Quem visita a região pode se hospedar em São Roque de Minas onde se encontram algumas das mais lindas pousadas da Serra da Canastra e diversos serviços turísticos e passeios. São Roque de Minas funciona como uma espécie de "capital" da serra e fica próxima à maioria das atrações, inclusive da Cachoeira Casca D'anta e da portaria principal. O visitante ainda pode encontrar hotel fazenda na Serra da Canastra e desbravar o parque a partir das cidades de Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio. Na Serra da Canastra a especialidade é o ecoturismo, o que significa muito contato com a natureza em clima de paz, tranquilidade e gostinho de vida na roça. Além de aproveitar a hospitalidade e a culinária do interior de minas, quem visita a região pode fazer caminhadas, trilhas, passeios a cavalo e, claro, se deliciar com banhos de rio e de cachoeira.

Dicas para conhecer a Serra Canastra

  • O que levar

    Ao visitar a Serra da Canastra não esqueça de colocar na mala: lanterna, repelente, binóculos, calçado próprio para caminhada, roupa de banho e protetor solar.

  • Quando ir

    A época de seca, que vai de abril e outubro (inverno), é a melhor temporada para se conhecer o parque. Nesse período algumas partes da Canastra podem ser visitadas de carro.

  • Bichos de estimação

    Alguns hotéis fazenda não aceitam bichos de estimação e não é permitida a entrada de animais domésticos em nenhum local de visitação da Serra da Canastra, então melhor deixar os bichinhos em casa.

  • Como chegar

    O aeroporto mais próximo é o de Uberaba, a 178 km. Para chegar de carro vindo de Belo Horizonte o acesso é feito pela MG-050 (até Piumhi) e MG-341 (até São Roque de Minas).