Itacaré: melhores praias do Brasil

Itacaré, Bahia

Itacaré é considerado um dos melhores destinos de praia do Brasil e não faltam qualidades que a coloquem neste ranking. O lugar, além de ser um verdadeiro paraíso cercado por Mata Atlântica e belas praias, ainda é marcado pela diversidade: de passeios, de comida, de pessoas. Sua população mescla a cultura relax do sul da Bahia com os costumes dos vários estrangeiros que se apaixonaram pelo vilarejo e lá se estabeleceram. Localizada na Costa do Cacau, a pouco mais de 400 km de Salvador, Itacaré Bahia conta com mais de dez praias, algumas tão pequenas e escondidas que é necessário estar mais tempo para descobrir ou simplesmente “esbarrar” com alguma delas durante uma trilha pela mata.

A Mata Atlântica cerca toda Itacare. Para chegar à maioria das praias, é necessário utilizar as trilhas em meio à vegetação. Depois de uma breve caminhada - na qual é possível se deparar com uma cachoeira ou outra - o horizonte se abre em um azul de céu e mar. Ao chegar às praias de Itacarezinho, Praianha ou Jeribucaçu, o visitante pode, antes ou depois de dar um mergulho, se espreguiçar em uma canga, colocar os pés na areia fininha e agraceder ao universo por tanta beleza!

Mas não é só - só? - de praia e Mata Atlântica que vive Itacaré. O cenário do pequeno vilarejo também é formado por restingas, rios, cachoeiras e manguezais. Além de curtir o dia em uma de suas praias e fazer trilhas pela mata, quem viajar para Itacaré pode surfar, nadar em cachoeiras, fazer rapel, rafting no rio e passeios de canoa, entre outros. Itacaré possui uma infraestrutura turística impecável. São inúmeros bares e restaurantes, lojas de todos os tipos, agências de turismo, de aluguel de carro e variadas opções de hospedagem. Além de hotéis em Itacaré, a cidade ainda conta com resorts luxuosos, pousadinhas aconchegantes e diversos hostels descolados. Pacotes para Itacaré geralmente incluem, além de estadia e passagens, passeios e guias. Aproveite para conhecer esta praia maravilhosa, definitivamente uma das melhores praias do Brasil.

Mapa de Itacaré

Dicas para os viajantes

  • Quando ir:

    Devido às suas temperaturas elevadas durante todo o ano, Itacaré pode ser visitada em qualquer época. Para quem gosta de mais sossego, o melhor é ir em setembro. Já para quem curte surfar, as melhores ondas se formam durante o inverno.

  • Trilhas:

    As trilhas geralmente não são bem sinalizadas, principalmente as que levam às praias mais distantes. Por esta razão, talvez seja necessário contratar um guia capacitado.

  • Respeite o mar:

    A Praia da Concha é a única com águas realmente calmas em Itacaré. Por isso, antes de se jogar em um mergulho, tome um tempo para observar para que lado vão as ondas e as correntes.

  • Barra Grande:

    Quem tem um pouco mais de tempo pode aproveitar para conhecer a bela Barra Grande. A poucos quilômetros de Itacaré, este pequeno vilarejo da Península de Maraú é um verdadeiro encanto.