O que fazer em São Paulo

Aproveite São Paulo

Dinâmica, agitada, frenética. São Paulo é uma cidade de adjetivos intermináveis, mas faz jus a todos eles, que compõem junto com seus moradores e visitantes a maior metrópole e capital financeira da América Latina.

 

Seja para negócios ou a lazer, Sampa, como também é conhecida, oferece uma gama sem fim de opções e atrações para o público que recebe. A começar pela vida cultural: a cidade abriga importantes museus e obras de arte como o MASP, a Pinacoteca e o imperdível Museu do Ipiranga, que conta a história da independência do Brasil.

 

Com grande diversidade, sua população é composta pelos descendentes de imigrantes de mais de 70 nacionalidades. Esta miscigenação contribuiu fortemente para projetar São Paulo no cenário mundial da gastronomia. Em cada canto da cidade é possível encontrar desde restaurantes com classificação estrelada e de renome internacional, até tradicionais “botecos” e “Pfs” que servem as melhores feijoadas do Brasil.

 

Para os mais animados, a vida noturna oferece desde opções super badaladas, como as casas noturnas da Vila Olímpia, até bares mais boêmios como os da Vila Madalena. Vale à pena conhecer também o circuito de baladas undergrounds da Baixa Augusta e a sertaneja Vila Country, na Barra Funda.

 

Para o lazer familiar, o Parque do Ibirapuera é parada obrigatória. Com mais de mais de 1 milhão de m², a área verde é composta de lanchonetes, quadras poliesportivas, campos de futebol e aparelhos de ginástica. No local, são promovidos semanalmente eventos culturais, como shows e apresentações musicais gratuitas. Ali, é possível ainda visitar os prédios da Bienal, da Oca e do Planetário, entre outros.

 

Mas, São Paulo não pode ser vista como algo único, afinal,  a capital paulista, uma das maiores metrópoles do mundo, tem em cada bairro uma cidade diferente. No Centro é onde estão as mais diversas tribos urbanas da cidade, principalmente ao redor do Largo do Paiçandu, onde há galerias com lojas de discos, roupas, cabelereiros, estúdios de tatuagem e etc. Já nos Jardins é possível conviver com o melhor da gastronomia e lojas de grifes mundialmente famosas, localizadas principalmente na Rua Haddock Lobo. Outro bairro que deve ser visitado pelo turista é Moema, que conta com ótimos restaurantes, um dos maiores shoppings do país, além de estar próxima do belíssimo Parque do Ibirapuera. Por isso, quando visitar São Paulo, procure conhecer as mais diversas faces dessa cidade que guarda em cada esquina uma história que já tem mais de 450 anos.

Mapa de São Paulo

Dicas para os viajantes

  • Avenida Paulista

    A mais famosa via de São Paulo, palco principal de manifestações sociais e culturais, é também recheada de lojas, cinemas, prédios de escritórios e barzinhos, que lotam diariamente após o horário comercial. É na Paulista que estão localizados ainda o Masp e o Parque Trianon.

  • Ponte Estaiada

    O mais recente cartão postal de São Paulo, localizado no Brooklin, está estrategicamente posicionado próximo à Avenida Berrini, um dos principais endereços financeiros da metrópole. Do alto da ponte é possível ter uma visão privilegiada do Rio Pinheiros e suas marginais.

  • Compras

    A Rua 25 de março, tradicional ponto do comércio popular, e o bairro do Bom Retiro, ambos no Centro, oferecem opções econômicas de roupas, aparelhos eletrônicos e bijuterias. Já a Rua Oscar Freire, nos Jardins, é famosa pelas lojas de marca do Brasil e do exterior.

  • Arquitetura

    Impossível falar de São Paulo sem mencionar suas belas construções. A mais famosa, o Edifício Copan, foi projetado por Oscar Niemayer e hoje abriga apartamentos residenciais e salas comerciais. Já o Edifício Itália, um dos mais altos e bonitos da capital paulistana, possui no terraço um restaurante com vista 360°da cidade. É de tirar o fôlego!