Rota do Vinho

Rota do Vinho

Os melhores vinhos do mundo

O turismo enológico, ou apenas enoturismo, vem ganhando cada vez mais adeptos e tem crescido ano a ano. Além dos vinhos, as regiões produtoras ainda oferecem paisagens exuberantes, rica gastronomia e diversas outras atrações. Se antigamente o foco dessas viagens se resumia a Europa, hoje as coisas mudaram e países da América e África entraram neste roteiro.

 

Mendoza - Argentina: Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, a cidade é famosa pela produção de azeites e, claro, vinhos de excelente qualidade. Cerca de 70% de toda a produção vinícola da Argentina provém da região, com quase 1 bilhão de litros anuais. Mendoza ocupa uma honrosa 5ª posição no ranking dos maiores produtores mundiais (11x mais que toda a produção brasileira).

 

Vale do Colchagua - Chile: Uma das regiões mais tradicionais na produção do vinho chileno, ao lado do Vale do Maipo, o Colchagua é famoso principalmente pelos vinhos feitos a partir da uva Cabernet Sauvignon, que representa cerca de 90% de toda sua produção. Além disso, a região tem paisagens maravilhosas que vão deixar o visitante boquiaberto.

 

Rio Grande do Sul - Brasil: Os vinhos gaúchos têm se destacado mundialmente nos últimos anos e muito se deve ao clima propício ao cultivo e, claro, ao talento dos produtores. O Vale dos Vinhedos é onde estão as melhores vinícolas do estado, principalmente na cidade de Bento Gonçalves, como a Aurora, Miolo, Salton e Casa Valduga.

 

Napa Valley - EUA: Próximo à belíssima São Francisco, Napa Valley, ou Vale de Napa, na Califórnia, é o maior e melhor produtor de vinhos dos Estados Unidos. Dentre as principais vinícolas da região destacam-se a Francis Ford Coppola Winery, de propriedade do famoso diretor de cinema, a Joseph Phelps Vineyards, a Artesa e Hartwell Vineyards. O Vale de Sonoma, também na Califórnia, é outro polo de produção de vinho famoso nos EUA.

 

Toscana - Itália: Uma das mais belas regiões da Itália, a Toscana também é conhecida pelos deliciosos vinhos e rica gastronomia. Dentre suas principais vinícolas estão a Antinori Chianti Classico, Castello di Ama, Castello di Nipozzano, Capezzana, Salcheto e Badia a Coltibuono.

 

Bordeaux - França: Conhecida por produzir os melhores vinhos do mundo, a região tem paisagens espetaculares, principalmente para quem visita entre os meses de junho e agosto, quando as parreiras estão carregadas de uvas e veem-se plantações a perder de vista. Recomenda-se alugar um carro para poder curtir cada pedacinho deste paraíso francês.

 

Porto - Portugal: Aqui temos uma grande diferença! O vinho do Porto é diferente dos demais por alguns motivos, mas o principal deles é o fato de que ele não completa a fermentação. Existem três tipos de vinho do Porto, o branco, o ruby e o tawny. Os vinhos deste tipo são produzidos ao norte de Portugal, em uma região conhecida como Douro.

 

África do Sul: Há alguns anos seria estranho dizer que o vinho sul-africano é um dos melhores do mundo. Mas, hoje isto é uma realidade. O país conta com algumas regiões produtoras e destacam-se a Província do Cabo, Franschhoek, Stellenbosh, Wellington, Contantia e Steenberg. Além disso, o país conta com paisagens belíssimas, como o encontro dos oceanos Atlântico e Índico no Cabo da Boa Esperança.


 

Dicas para os viajantes

  • Quando visitar

    A melhor época para visitar as vinícolas é durante a colheita das uvas. Na Europa e nos EUA este período se dá durante os meses de setembro a novembro. Na América Latina, entre fevereiro e março.

  • Bordeaux

    Visite a cidade medieval de Saint-Émilion e conheça as vinícolas de Saint-Emilion, Fronsac, Côtes de Castillon e Côtes de Francs.

  • Napa

    Napa recebe mais de cinco mil turistas por ano e conta com restaurantes gourmet, discotecas e spas. Por esta razão recomenda-se reservar hotéis com antecipação.

  • Mendoza

    Não deixe para organizar os passeios pelas vinícolas na última hora, já que muitas delas não abrem aos finais de semana. É recomendável reservar com antecipação mínima de 15 dias.