A Decolar usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.

Saber mais ou desativar os cookies Entendi

Ofertas exclusivas no App!

Ofertas exclusivas no App!

Como viajar e cuidar do planeta?

Turismo Sustentável

Nossas experiências deixam marcas

Viajar é uma experiência enriquecedora, cheia de recordações que nos transformam e nos acompanham para sempre.  


Se você é daqueles viajantes que gostam de ter marcas apenas na memória, mas não querem deixá-las no meio ambiente, compartilhamos boas práticas que alguns hotéis adotaram e medidas que você mesmo pode aplicar para viajar de forma consciente.  

Recompensamos os viajantes conscientes! Descubra hospedagens sustentáveis, onde você acumula pontos em dobro no Passaporte Decolar para continuar viajando.

SELOS

Alguns hoteis já estão agindo

Existem hotéis comprometidos em cuidar do meio ambiente e apoiar a comunidade local. Saiba quais deles estão certificados com os selos a seguir.

Unesco

Este selo demonstra o compromisso dos hotéis com a proteção do ambiente, a cultura local e as comunidades que dependem do turismo. 


Esta missão inclui, por exemplo, contribuir com a comunidade, economizar água e energia, assim como reduzir o uso de plásticos e resíduos.

EarthCheck

Organização que oferece assessoria sobre boas práticas para o meio ambiente e a comunidade local.  


O programa acompanha questões ambientais, culturais e sócio-econômicas, como condições de emprego e apoio à comunidade. Também são avaliados pontos como o uso de energia, qualidade do ar, controle de ruídos, bem como a gestão da água potável e resíduos.

Travelife

É um programa de sustentabilidade para empresas de turismo, com o objetivo de melhorar o impacto ambiental, financeiro e social. 


Os critérios para avaliação da hospedagem são: direitos humanos, condições de trabalho, participação na comunidade e proteção aos animais.

DICAS

Outras formas de apoiar o turismo sustentável

Apoie o comércio local

Comprar de empresas locais é uma excelente maneira de apoiar e conhecer mais sobre a cultura da região que você vai visitar.

Substitua os plásticos

Leve sempre com você uma garrafa reutilizável e uma bolsa para suas compras. Elas são grandes aliadas para reduzir o uso de plástico no dia-a-dia.

Utilize as lixeiras

Lembre-se de cuidar do lugar onde você está, descartando o lixo sempre na lixeira adequada.          

Contribua com a redução de carbono

Já que está aproveitando o destino, que tal caminhar ou passear de bicicleta? Se as distâncias a percorrer forem grandes, considere ir de transporte público.

Escolha comércios responsáveis

Procurar empresas que adotem medidas sustentáveis, como o uso mínimo de plásticos. É uma boa prática para reduzir sua pegada no meio ambiente.

RECOMENDAÇÕES

Conheça nossos hotéis sustentáveis!

Siga as nossas dicas ao se hospedar em qualquer um desses hotéis sustentáveis, nos seguintes destinos de praia.

Cancún, México

Combine natureza e cultura. Com areias brancas, águas cristalinas e temperatura anual de 27ºC, você não vai querer sair da praia. Visite também o Chichén Itzá e descubra a força do Império Maia.

Playa del Carmen, México

Descubra suas praias, sua vida noturna e aprenda sobre sua história. Na Quinta Avenida, bares e restaurantes te esperam para que você experimente a gastronomia mexicana. Passeie pela zona arqueológica e se conecte com a energia do Império Maia.

Riviera Maya, México

Aproveite todas as atividades do Park Xcaret: Faça snorkel, nade em rios subterrâneos e assista a shows sobre a cultura Maia. Nesta região, você também poderá admirar a beleza dos cenotes, e visitar as ruínas Maias en Chichén Itzá ou Tulum.

Não esqueça de levar na sua viagem

Garrafa de água

Lembre-se de levar uma garrafa com água para manter a hidratação. Em seu próximo destino, pergunte se a água da torneira é potável.

Protetor solar biodegradável

Use protetor solar ecológico, para não poluir a água. Você pode reconhecê-los através da composição, checando se não inclui oxibenzona.

Repelente

Use repelente e aproveite sua viagem sem se preocupar com picadas de insetos. O repelente ajuda a evitar a contaminação por doenças que são transmitidas por mosquitos.

Punta Cana, República Dominicana

Aproveite o mar paradisíaco e quilômetros de praia de areia fina. Para uma sensação de paz e tranqüilidade, viaje para a Reserva e Parque Ecológico Ojos Indígenas. Onde você poderá se conectar com a natureza, além de nadar em lagoas cristalinas.

Rio de Janeiro, Brasil

A Cidade Maravilhosa, tem paisagens que combinam praias e morros. Você poderá passear ao ritmo de samba, bossa nova e funk. Visite o Cristo Redentor, no Corcovado, e recarregue as energias enquanto admira um belo visual.

Perguntas Frequentes

O que é turismo sustentável?

Com o turismo sustentável, podemos gerar impactos positivos aos lugares que visitamos de forma integral, com benefícios nos níveis social, econômico e ecológico.

Por que o turismo sustentável é importante?

Ao viajar de forma sustentável, mostramos respeito e ajudamos a preservar os destinos que visitamos. Assim, podemos manter os benefícios do turismo, minimizar a nossa pegada ambiental e contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais.

Como saber se um hotel é sustentável?

As acomodações com este compromisso recebem reconhecimentos e certificações, que confirmam as suas iniciativas sustentáveis. Na Decolar, você pode identificá-las através de selos, concedidos por diferentes organizações.

Como praticar o turismo sustentável?

O turismo sustentável começa no planejamento. Ao montar seu roteiro, priorize destinos, hospedagens e passeios qe tenham impacto positivo ou iniciativas para cuidar do ambiente.

Quais são os três pilares do turismo sustentável?

O turismo sustentável gera impactos positivos aos destinos de forma integral, pois abrange três níveis: social, econômico e ecológco.

A campanha até 20%off em hotéis e pacotes de viagem pagando com Pontos Passaporte é exclusiva para início em 04/07/2022, a partir das 00:01h, e término em 10/07/2022 às 23h59, para compras realizadas no site e aplicativo da Decolar, exclusivamente para hotéis e pacotes selecionados na landing de Turismo Sustentável. Para ter direito ao desconto é necessário estar logado no ato da compra e escolher usar os pontos do Passaporte Decolar como meio de pagamento. Ao serem selecionados os pontos como meio de pagamento, você receberá até 20% de desconto, conforme produto adquirido e saldo de pontos acumulados. Caso o saldo de pontos não seja suficiente, o desconto será aplicado proporcionalmente sobre o saldo de pontos. A Campanha Pontos em Dobro no programa de benefício Passaporte é exclusiva para os dias 04/07/2022, a partir das 00h, e término no dia 10/07/2022 às 23h59, para compras realizadas no site e aplicativo da Decolar, exclusiva para hotéis selecionados na landing de Turismo Sustentável. Para a receber os pontos pela compra e os pontos bônus é necessário estar logado no site da Decolar no ato da compra.

̵