A Decolar usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.

Saber mais ou desativar os cookies
Entendi
Vai viajar para {destination}?

Sou experta neste destino e posso te assessorar.

Conheça

Chapada Diamantina

Descubra Chapada Diamantina

Chapada Diamantina, trilhas, cachoeiras e um pôr do sol que encanta
A Chapada Diamantina é um dos destinos mais interessantes para se conhecer. São 24 cidades que compõem esta região na Bahia. Dentre os municípios, o mais importante é Lençóis, que possui o único aeroporto da região. Outras cidades, como Vale do Capão, Ibicoara e Mucugé, também possuem excelente infraestrutura turística. O ecoturismo é um denominador comum para os visitantes interessando no contato com a natureza. É impossível percorrer toda a Chapada em uma única viagem, mas dá para conhecer e curtir muito com uma boa organização.

Principais motivos para conhecer Chapada Diamantina

Cidade de Lençóis

Uma das principais portas de entra da Chapada Diamantina, de onde partem a maioria dos passeios.

Morro do Pai Inácio

Um dos mais belos cartões postais da região, desde onde o pôr do sol adquire uma beleza especial.

Gruta Torrinha

Uma das grutas brasileiras mais ricas, cujo percurso é cheio de obstáculos, mas muito interessante.

Cachoeira Poço do Diabo

Aqui é possível fazer rapel e até descer de tirolesa, aproveitando as águas do poço.

Quando ir a Chapada Diamantina

Chapada Diamantina na Primavera ou no Verão

Este é um destino fantástico para ser visitado em qualquer momento do ano, pois a natureza e as paisagens são simplesmente maravilhosas. Há detalhes para considerar de acordo à época do ano: durante a temporada primavera / verão, o clima é quente e úmido, há chuvas e as temperaturas são altas, podendo ultrapassar os 30ºC (86F). Por causa das chuvas, aumenta a quantidade de agua nos rios e cachoeiras, oferecendo um banho com mais agua. As cachoeiras e corredeiras ganham mais força e beleza.

Chapada Diamantina no Outono ou no Inverno

A temporada outono / inverno apresenta um clima mais seco e as temperaturas são mais baixas, com uma média de 17ºC (62.6F) como mínima. No entanto, durante o dia a temperatura média pode atingir os 27ºC (80.6F), sendo muito agradável para fazer as trilhas sob o sol. As chuvas são menos frequentes, deixando as trilhas menos escorregadias. As longas caminhadas acabam sendo mais fáceis durante este período. Só a diminuição do fluxo da água pode prejudicar a paisagem.