A Decolar usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.

Saber mais ou desativar os cookies
Entendi
Vai viajar para Cancún?

Sou experta neste destino e posso te assessorar.

Conheça

Maceió

Descubra Maceió

Das praias urbanas ao centro da cultura nordestina

Capital do estado do Alagoas, Maceió está entre os destinos turísticos do nordeste que mais recebem visitantes o ano todo. E não é por menos, sua orla repleta de coqueiros e mar azul-turquesa faz jus à fama de caribe brasileiro

Mas a experiência vai muito além de visitar belas praias. A cidade também reflete sua história em feiras de artesanato e gastronomia com ingredientes locais que agradam aos mais exigentes paladares.  

Seja para curtir em família, amigos ou mesmo na própria companhia, neste guia você encontra tudo o que precisa para planejar a sua viagem a Maceió.

Recomendações de outros viajantes

Quando ir

Apesar do sol marcar presença o ano todo, a melhor época para viajar a Maceió também depende da variação da maré: quanto mais baixa, mais chances você terá de visitar uma piscina natural. E se quiser ver aquele mar em tons que impressionam a todos, vale a pena se programar entre os meses de novembro e março. 


Como se locomover

A vista da orla é um convite para caminhar. E se você se hospedar próximo a Jatiúca, Pajuçara e Ponta Verde ficará ainda mais fácil descobrir cada cantinho dessas regiões. Outra dica é alugar um carro, assim você também consegue visitar no seu ritmo as praias que ficam próximas a Maceió.

São Miguel dos Milagres

A cerca de 2 horas de Maceió, este destino na famosa Costa dos Corais é pura tranquilidade. Aproveite para visitar suas piscinas naturais, mergulhar na praia que leva o mesmo nome ou estender a caminhada na orla até a Praia do Patacho.

Pontal da Barra

Entre ruas estreitas e casas coloridas, essa região conhecida por ser reduto de rendeiras e pescadores também é palco de um pôr do sol pra guardar de lembrança. Enquando você espera a chegada desse momento único do dia, também pode passear sem pressa pelas lojas de produtos locais. 

O que fazer em Maceió

Confira essa sugestão de roteiro para 5 dias.

Dia 1 - Praias urbanas e artesanato local

Em Maceió não é preciso ir muito longe para descansar à beira-mar ou conhecer a fauna marinha. Isso porque sua orla conta com praias como Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara bem próximas ao centro. 


Em Ponta Verde você vai encontrar uma boa variedade de restaurantes e quiosques, além de poder tirar fotos no letreiro Eu amo Maceió e aproveitar a maré baixa para caminhar até o farol cercado de piscinas naturais. A poucos minutos dali, Jatiúca é ótima para quem busca mais tranquilidade, boas ondas e conhecer suas famosas tapiocarias.  

Enquanto em Pajuçara o mar é de águas mais calmas, o calçadão está entre os mais agitados da cidade. A passagem por lá também pede uma visita no Pavilhão do Artesanato, mercado que reúne desde objetos de decoração a roupas de renda.

Dia 2 - A história do centro e Jaraguá

Muito mais que praias com visual caribenho, a cidade também encanta a todos pela arquitetura colonial que reflete a sua história. No centro você consegue percorrer igrejas, visitar museus e monumentos que fazem dele um acervo a céu aberto


Outra região para colecionar belas fotos é a do bairro histórico do Jaraguá, também berço do principal porto de Maceió. Nele, suas ruas de paralelepípedos irão te levar a casarões e prédios restaurados, além de outras atrações turísticas como o Museu da Imagem e do Som e o Memorial à República. 

À noite, o bairro do Jaraguá também entra na programação dos visitantes, oferecendo opções de bares, baladas e restaurantes.

Dia 3 - Passeio a Dunas de Marapé

Se tem algo que não pode faltar no seu roteiro é um passeio a Dunas de Marapé. O nome até remete àquelas grandes dunas de areais branquinhas bem típicas do nordeste brasileiro, mas não é bem assim. 


O lugar é um complexo turístico localizado na cidade de Jequía da Praia, a aproximadamente uma hora de Maceió. Com uma extensa praia de águas tranquilas, restaurante com pratos regionais e área de lazer, você terá a disposição um verdadeiro oasis para renovar as energias. 

Para conferir tudo o que o lugar tem a oferecer, a dica é chegar cedo e aproveitar o dia inteiro.

Barra de São Miguel e Praia do Gunga

A cerca de meia hora de Maceió o litoral sul de Alagoas te espera com mais praias de cartão-postal, entre elas, a Barra de São Miguel se destaca pela barreira de corais. De um lado, a calmaria das piscinas naturais; do outro, ondas que atraem surfistas e adeptos dos esportes radicais. 


Mas a experiência não se limita aos pés na areia. No bairro que leva o mesmo nome também é possível aproveitar os restaurantes, bares, quiosques e comprar lembrançinhas de viagem no comércio local

Antes de retornar a Maceió, que tal um passeio na Praia do Gunga? Entre a Lagoa do Roteiro e o oceano Atlântico, a paisagem parece ainda mais paradisíaca com a vista do mirante do Gunga.

Bate e volta em Maragogi

Na Costa dos Corais, seu passeio a Maragogi vai te envolver em uma atmosfera rústica e perfeita para se desconectar. Como muitas praias da região, o cenário também é de coqueirais e mar azul-turquesa. 


 Durante a maré baixa, piscinas naturais como os Galés se transformam em grandes atrativos. Prepare-se para ver peixes e animais marinhos em meio a recifes de corais.  

 Entre um mergulho e outro, aproveite a infraestrutura com bares e restaurantes da Praia de Maragogi. E se quiser passar mais tempo por lá, adicione no roteiro as praias de Antunes, Barra Grande e a Ponta de Mangue.