A Decolar usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.

Saber mais ou desativar os cookies
Entendi
Vai viajar para {destination}?

Sou experta neste destino e posso te assessorar.

GUIA DE DESTINO

Madrid

Descubra Madrid

Capital vibrante e cosmopolita  


Também conhecida como porta de entrada da Europa por conectar o velho continente à América Latina, Madrid está entre aquelas grandes capitais que impressionam em todos os sentidos. 

A começar por dar boas-vindas com imponentes monumentos históricos como a Porta de Alcalá. Um destino que convida a todos a conferir de perto o vai e vem na Gran Vía, se desconectar nas praças e parques que são verdadeiros refúgios, além de saborear pratos típicos com forte influência mediterrânea.  

Caminhe por ruas que combinam o moderno ao clássico, visite museus que reúnem obras de consagrados artistas como El Greco e entre no ritmo do Flamenco! 

Recomendações de outros viajantes

Quando ir

A dica é planejar a viagem durante a primavera ou outono europeu, assim você evita o calor e o frio extremos. Enquanto no inverno os preços costumam ser mais convidativos, o verão marca a alta temporada e mais agito nas ruas da cidade.

Gran Vía

Da rua Alcalá até chegar na Plaza España, a Gran Vía é uma das avenidas mais movimentadas e multiculturais da cidade. Caminhe por lojas, restaurantes, cinemas e teatros, além de conferir os famosos edifícios da Telefônica e Metrópolis.  


Museu Reina Sofía

Madrid é uma cidade que respira arte. Prepare-se para ver em um único lugar obras de artistas como Picasso, Dalí, Miró, entre outros. A dica é chegar cedo para caminhar pelas salas com calma e já planejar a volta no dia seguinte.

Estádio Real Madrid

Ponto turístico emblemático para quem gosta de futebol, o estádio Santiago Bernabéu conta com salas interativas e cheias de história. Aproveite para fazer uma visita guiada e conferir a vista panorâmica do gramado. 


O que fazer em Madrid

Confira essa sugestão de roteiro de 6 dias.

Dia 1 - Visite a Plaza Mayor e seus arredores

No centro da cidade você vai encontrar os pontos turísticos mais emblemáticos como a Plaza Mayor. Nela, edifícios baixos rodeiam a estátua do rei Felipe III e dividem espaço com restaurantes que oferecem mesas ao ar livre. Se estiver na cidade em dezembro, deixe-se envolver pelo clima natalino que reina nas barracas espalhadas pela praça.


Aproveite para estender a caminhada até o Palácio Real, um dos maiores do mundo e com cômodos abertos à visitação guiada. Uma verdadeira imersão à história, arte e cultura do país nos mais minuciosos detalhes. 

Ainda nessa região também está a praça da Puerta del Sol, símbolo da cidade que atrai turistas em busca de boas fotos. Mas antes, que tal uma experiência gourmet no Mercado de San Miguel? Lá você poderá saborear as famosas tapas espanholas, o presunto ibérico, entre outras iguarias típicas de dar água na boca.

Dia 2 - Arte e refúgio verde no centro

Seguindo pelo centro da cidade, vale um passeio no bairro de Las Letras. Entre casas onde viveram grandes nomes da literatura espanhola como Miguel de Cervantes, pequenos trechos de suas obras inspiram os passos de quem circula pelas ruas estreitas. 


Nas proximidades, os amantes das artes contam com mais uma parada imperdível: o Museu do Prado. Confira de perto as pinturas de Goya, Velázquez, El Greco, entre outros ícones. Se quiser economizar, faça uma visita grátis de segunda a sábado a partir das 18:00, e também aos domingos e feriados a partir das 17:00

Além dessa programação cultural, você pode caminhar sem pressa ou alugar um barco a remo para curtir o lago do Parque del Retiro, onde também fica o Palácio de Cristal. Na frente do parque está a Puerta de Alcalá, mais um monumento de estilo neoclássico para você garantir boas fotos. 

Dia 3 - As melhores vistas da cidade

Em uma cidade onde a arquitetura moderna convive com construções antigas e restauradas, cada esquina revela um charme único. Entre a Gran Vía e a rua Alcalá, o destaque fica por conta da cúpula do edifício Metrópolis, que à noite é todo iluminado para ressaltar ainda mais os seus detalhes. 


Mas esse não é o único cenário que irá inspirar boas fotos para guardar de lembrança. No Círculo de Bellas Artes, você pode subir no terraço para curtir uma das mais belas vistas panorâmicas do centro. Aproveite para fazer uma reserva no restaurante Azotea, aberto a partir das 10:00. 

Ainda nessa região, celebrações esportivas ganharam um palco que merece a sua vista: a Fonte de Cibeles. Bem perto dos palácios de Cibeles, Buenavista, Lineares e o Banco de Espanha, você também pode visitar o Museu Thyssen-Bornemisza.

Dia 4 - Do sossego das praça à boemia

É quase impossível percorrer Madrid e não parar em suas praças, entre elas, a Plaza de España. Em meio a uma fonte e esculturas dos principais personagens de Dom Quixote, a vista para arranha-céus como a Torre de Madrid e o Edifício España compõem o cenário perfeito para passar um tempo sem pressa. 


A poucos passos dali, o Parque de La Montaña te espera com vestígios do Egito em pleno centro madrilenho: o Templo de Debod. Esse monumento que se vê espelhado na água tem visita gratuita, além de ser um ótimo lugar para ver o pôr do sol. 

À noite, o clima pitoresco do bairro de Malasaña atrai quem busca por restaurantes e bares alternativos. Dê um passeio por suas ruas cheias de grafites, praças e sente-se em uma das mesas que marcam o burburinho nas calçadas. 

Dia 5 - Dose extra da essência madrilenha

Para fechar a viagem com tudo, viva um pouco mais dos encantos da cidade! No bairro La Latina, as ruelas medievais abrigam restaurantes onde as tapas são as estrelas do cardápio.   


Enquanto durante o dia é possível sentir a tranquilidade, à noite uma atmosfera vibrante toma conta da região. Escolha um restaurante para saborear uma típica tortilla. Se quiser seguir aguçando o paladar, o famoso Mercado de la Cebada oferece opções gastronômicas variadas. 

Outros lugares que movimentam a região são a praça La Paja e praça dos Carros, esta segunda rodeada de restaurantes e também reduto da igreja de San Andrés. Aos domingos, o bairro também é palco da feirinha de rua Rastro de Madrid.  

Dia 6 - Bate e volta em Toledo

Perto de Madrid estão algumas cidadezinhas que são puro charme, entre elas,Toledo. Com uma arquitetura medieval preservada, ela é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.


Coloque o seu tênis mais confortável e caminhe por ruas e vielas que te levam a monumentos históricos e religiosos. Do alto da colina, a vista para o rio Tejo é digna de cartão-postal.  

Mais do que uma viagem no tempo, Toledo também tem um lado onde é possível curtir bares, baladas e restaurantes como no Círculo de Arte Toledo. Antes de voltar para Madrid, experimente a típica carcamusa, um ensopado de carne com legumes da estação servido como entrada ou prato principal.