A Decolar usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.

Saber mais ou desativar os cookies Entendi

Ofertas exclusivas no App!

Ofertas exclusivas no App!

Conheça

Monte Verde

Descubra Monte Verde

Monte Verde, um destino charmoso e aconchegante, conhecido como a Suíça Brasileira
Monte Verde é uma cidadezinha localizada em Minas Gerais, rodeada pelas imponentes montanhas da Serra da Mantiqueira e por uma mata deslumbrante. É um destino realmente diferente dentro do Brasil, para viver uma experiência inigualável, curtindo o frio da serra com a proteção das lareiras, e um bom vinho e uma gastronomia espetacular. Sem dúvida alguma, um destino romântico para casais em lua de mel, ou para qualquer pessoa que goste da natureza, da paz e da tranquilidade. Portanto, os grupos familiares encontrarão também divertidas atividades para compartilhar.

Principais motivos para conhecer Monte Verde

Natureza

Belas paisagens, parques, trilhas e a possibilidade de viver aventuras diversas em plena natureza.

Tranquilidade

Um destino onde a tranquilidade e a paz são protagonistas; um lugar com pouco movimento e sem filas para fazer atividades.

Cidade charmosa

As ruas são charmosas, com a rua principal cheia de flores, restaurantes, lojas e galerias lindamente enfeitadas.

Comida saborosa

Uma ótima gastronomia que mistura comida mineira com comida italiana, alemã e francesa.

Informações importantes sobre Monte Verde

Aeroporto

O aeroporto de São Paulo (GRU): fica a 78.2 km de Monte Verde.

Língua

A língua oficial é o português.

Moeda

A moeda oficial é o real (R$).

Fuso Horário

Em Curitiba é GMT-3.

Vacinas

Não é exigido a apresentação da Carteira de Vacinação nem o teste RT-PCR.

Feriados Públicos

Tiradentes (21 de abril), Independência do Brasil (7 de setembro).

Visas

Os brasileiros não precisam de visto para viajar pelo Brasil.

Quando ir a Monte Verde

Monte Verde na Primavera ou na Verão

Mesmo sendo um destino para visitar em qualquer época do ano, Monte Verde tem o mês de fevereiro como o mais quente do ano, sendo a temperatura máxima média de 24ºC (75.2F). A época que tem mais chuvas é nos meses de setembro, dezembro, janeiro e março. A temporada primavera / verão é mais tranquila, com menos movimento de turistas e, por causa disso, com preços mais em conta em tudo. A temperatura agradável permite fazer todo tipo de atividades e curtir a natureza com tranquilidade.

Monte Verde no Outuno ou no Inverno

O grande atrativo de Monte Verde é o clima. O frio atrai aos visitantes e, por isso, a temporada outono / inverno costuma ter mais pessoas andando pelas ruas, enchendo restaurantes y fazendo diversas atividades. A alta temporada vai desde abril até agosto, que são os meses menos chuvosos. Os meses de junho e julho são os mais frios, tendo uma temperatura máxima média de 20ºC (68F) e uma mínima média de 11ºC (51.8F). O clima serrano convida aos casais em lua de mel, mas também às famílias e grupos de amigos com vontade de relaxar e curtir um destino espetacular.

O que Fazer em Monte Verde

Descubra o que fazer e atividades em Monte Verde para conhecer cada canto do destino.

Fábricas de Chocolate

O clima friozinho da serra é sempre um convite para um chocolate quente e para saborear qualquer tipo de chocolate. Na avenida principal, chamada Monte Verde, há diversas chocolatarias que oferecem todo tipo de chocolates, desde barras e bombons, até trufas e uma grande variedade de sobremesas. Visitar as principais fábricas de chocolate é uma das atividades mais escolhidas pelos visitantes, que acabam se apaixonando ainda mais por este destino que oferece um dos melhores chocolates do mundo!

Bar de Gelo

O IceBar Monte Verde é um dos lugares mais visitados pelos turistas que procuram atividades diferentes. Este é um bar que é feito tudo de gelo e com uma temperatura que chega só até os 20ºC (68F). No interior do bar há diversas esculturas feitas de gelo, as bancadas e os bancos também são de gelo, até mesmo os copos! A permanência no bar é de 40 minutos. Os visitantes recebem roupas de frio (calças, casacos e luvas) e o valor do ingresso dá direito à escolha de um drink para depois curtir o open bar das cachaças mineiras.

Orquidário Monte Verde

Este lugar possui mais de 1500 espécies de orquídeas, além de outros tipos de plantas, como as bromélias, os cactos, as suculentas, as plantas carnívoras e outros tipos bem exóticos. O orquidário é, sem dúvidas, um dos lugares turísticos mais visitados em Monte Verde. As pessoas podem comprar algumas mudinhas para levar para casa. É possível também assistir a palestras que ensinam tudo sobre o cultivo de orquídeas.

Trilhas

Em Monte Verde há uma grande variedade de trilhas que têm diferentes níveis de dificuldade. Isso permite que tanto pessoas experientes e bem treinadas, como pessoas que nunca fizeram trekking, possam curtir este destino de uma outra forma. As trilhas se localizam em diferentes pontos da Serra da Mantiqueira e todas têm um visual fantástico da região. Como estão bem sinalizadas, não é necessário a presença de um guia.

Mirante do Aeroporto

O aeroporto de Monte Verde é uma simples pista de terra onde só podem pousar aviões de pequeno porte. O que tem de diferente em relação a outros aeroportos do Brasil é que este é o mais alto do país, pois está a pouco mais de 1500 metros acima do nível do mar!

Patinar no gelo

Por incrível que possa parecer, Monte Grande oferece uma bela pista de gelo para todo tipo de patinadores, desde os mais experientes, até aqueles que vão calçar pela primeira vez os patins. Para estes últimos, vale a pena esclarecer que poderão ganhar algumas manchas roxas devido aos tombos, algo muito comum naqueles que experimentar patinar no gelo pela primeira vez. Mas nada tira a alegria e a adrenalina de estar se deslizando pelo gelo!

Onde ficar em Monte Verde

Não sabe onde reservar hotéis em Monte Verde? Saiba mais sobre as melhores áreas e lugares para ficar.

Avenida Monte Verde

É a avenida principal da cidade e o centro. Lá se concentram os comércios, as galerias e restaurantes. Se hospedar aqui é ter a possibilidade de estar perto de tudo e de poder fazer tudo a pé com absoluto conforto.

Hotéis perto a Avenida Monte Verde

Arredores do Centro

A maioria das hospedagens de Monte Verde se localizam nos arredores do centro da cidade. Mesmo sendo uma localidade pequena, se hospedar nesta região pede ter um carro a disposição para poder sair à noite.

Região das montanhas

Esta é uma região para os amantes da natureza, porque é um lugar cercado por montanhas, muito verde, tranquilidade, paz e paisagens espetaculares. Há diversas hospedagens, muitas delas bem luxuosas. É necessário ter um carro para poder se movimentar, porque não é possível ir a pé até o centro.

O que comer em Monte Verde

Monte Verde é bem conhecida pela sua excelente gastronomia, uma mistura de cozinha mineira com pratos de origem europeia. Desde feijão tropeiro até um saboroso fondue, diversos restaurantes oferecem uma grande variedade de opções culinárias.

Truta

Sendo um peixe de água doce, a truta é criada nos próprios restaurantes, compondo diversos pratos saborosos.

Tapioca

Goma de mandioca em forma de panqueca dobrada ao meio com recheio da sua escolha.

Massas

Símbolo da gastronomia italiana, as massas frescas com diversos recheios formam parte dos pratos tradicionais de Monte Verde.

Tutu de feijão

Prato típico elaborado com feijão, farinha de mandioca e alho. O feijão é muito usado na cozinha mineira.

Joelho de porco

É um ingrediente muito utilizado na culinária alemã e na gastronomia mineira.

Monte Verde, um destino romântico e tranquilo

Monte Verde é um pequeno distrito na região da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais. É um destino charmoso a 1555 metros sob o nível do mar e com um clima friozinho agradável. Um lugar romântico e aconchegante, que também oferece muita aventura e um contato direto com a grande diversidade de flora e fauna da região. Não é por acaso que Monte Verde também é conhecido como o melhor destino turístico de inverno e também como o melhor destino de romance do Brasil.

Como se movimentar em Monte Verde

Não há transporte público em Monte Verde. Só há taxis e são poucos.

Taxi

É o único meio de transporte. Há poucas unidades em Monte Verde. Se não tiver carro próprio, o ideal é combinar os passeios com uma agência de turismo ou alugar um carro.

Aluguel de carro

É uma boa opção se não tiver carro próprio e quiser se movimentar com independência. O indicadom é alugar em São Paulo e viajar para Monte Verde com esse veículo.

Outros destinos que possam lhe interessar

Não olhe apenas para a primeira página, há muitas histórias para descobrir a apenas alguns quilômetros de distância. Esteja aberto a novas aventuras e continue descobrindo a si mesmo.

̵