A Decolar usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.

Saber mais ou desativar os cookies
Entendi
Vai viajar para {destination}?

Sou experta neste destino e posso te assessorar.

GUIA DE DESTINO

Recife

Descubra Recife

Da cena cultural às melhores praias do nordeste 


A capital pernambucana que vibra no ritmo do frevo, reflete o seu passado colonial nas ladeiras com casarões coloridos e pontos turísticos que respiram arte. 

Seja para bater perna no Recife Antigo ou garimpar o artesanato local em um dos seus tradicionais mercados, esse destino é daqueles que fazem todo mundo se sentir em casa. 

Prepare-se para viver uma imersão cultural, experimentar sabores marcantes e renovar as energias nas mais belas praias. 

Recomendações de outros viajantes

Quando ir

Como muitos destinos do nordeste, em Recife faz calor o ano inteiro. A alta temporada acontece entre os períodos de dezembro a março, então se você prefere evitar praias e pontos turísticos lotados vale a pena se planejar fora dessa época. No inverno, apesar do calor, as chuvas podem impactar na programação.

Memorial Luiz Gonzaga

No Pátio de São Pedro, a memória do Rei do Baião permanece viva. Com exposições permanentes e um acervo digital completo, o espaço também convida a uma verdadeira imersão na cultura nordestina.  

Torre Malakoff

De antigo observatório astronômico a um espaço que respira arte. Com entrada gratuita, a A Torre Malakoff é um monumento tombado com exposições e eventos culturais, além de adicionar doses extras de música e fotografia no seu roteiro de viagem a Recife. 


Instituto Ricardo Brennand

Em meio a uma reserva de Mata Atlântica, as instalações do Instituto Ricardo Brennand surpreendem os visitantes. Entre museu, pinacoteca, capela, biblioteca e uma galeria, o restaurante Castelus conecta gastronomia e cultura.   


O que fazer em Recife

Confira essa sugestão de roteiro para 5 dias.


Dia 1 - Recife Antigo, onde tudo começou

Se você gosta de ver a história do Brasil refletida na arquitetura, prepare-se para bater perna no bairro de Recife Antigo, berço da capital pernambucana e também do Carnaval da cidade. A dica é começar pela Praça do Marco Zero, onde está a Rosa dos Ventos do artista Cícero Dias.


Bem pertinho dali você pode conferir todo o charme da Rua do Bom Jesus, eleita uma das mais bonitas do mundo. Entre palmeiras, um chão de paralelepípedo marcado pelo trilho do bonde e o colorido dos casarões coloniais, aproveite para conferir a fachada da primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel.

Ainda em clima de museu a céu aberto, vale conferir as obras do Francisco Brennand no Parque das Esculturas. Além disso, tem mais arte à sua espera no Centro de Artesanato de Pernambuco e nos museus Caixa Cultural e Cais do Sertão. 

Dia 2 - Brisa do mar e feirinha da Boa Viagem

Que tal uma volta a pé ou de bicicleta na orla da praia de Boa Viagem? No trecho do Segundo Jardim, você encontra o letreiro Oxe!, além de uma agradável área de lazer.


A região também conta com muitos bares, restaurantes, lojas e atrações turísticas como o Parque Dona Lindu, o Mercado São José e a Feira da Boa Viagem. Com início no final da tarde, essa famosa feirinha recebe os visitantes com muito artesanato, roupa e gastronomia regional. 

Experimente um caldinho típico de camarão, feijão ou peixe. Ao longo da praia as placas que alertam para a presença de tubarões mudam os planos de  quem pensa em entrar na água, mas existem muitas outras praias para você se refrescar. Confira a nossa próxima dica de roteiro para curtir o mar do Recife. 

Dia 3 - Os paraísos do Cabo de Santo Agostinho

Com mar azul-turquesa e paisagens de tirar o fôlego, as 7 praias do Cabo de Santo Agostinho atraem desde quem busca pelas melhores ondas a simplesmente relaxar nas areias. 


Se a ideia é curtir um dia mais badalado, aproveite a Praia de Gaibu. Seguindo viagem, a pequena faixa de areia da Praia de Calhetas conta com um clima acolhedor e a famosa tirolesa para os mais aventureiros.  

Ainda nessa lista as praias do Xaréu, Enseada dos Corais, Itapuama, Paraíso e de Suape pedem uma esticada no seu roteiro litorâneo. 

Dia 4 - Rumo a Porto de Galinhas

Mais um dia à beira-mar, agora em um dos destinos mais cobiçados do nosso nordeste: Porto de Galinhas. E motivos para isso não faltam, lá estão uma das mais belas praias de águas cristalinas e piscinas naturais para você mergulhar com peixes coloridos.  


A cidade recebe turistas o ano todo, mas a dica é se planejar para ir entre os meses de outubro e fevereiro, quando o calor e o mar fazem jus à sua fama de caribe brasileiro. Aproveite para se aventurar sobre buggy nas areias ou embarcar em um passeio de catamarã até a Ilha de Santo Aleixo. 

Se quiser passar a noite na cidade, o centrinho oferece hospedagens para todos os bolsos e uma infraestrutura acolhedora com lojas, bares e restaurantes para você saborear desde frutos do mar a outras delícias típicas regionais.  

Dia 5 - Bate e volta em Olinda

Aproveite para adicionar no roteiro uma passadinha por Olinda. Mas antes, nada melhor do que um café da manhã caprichado na Galo Padeiro, eleita a melhor padaria do Recife. 


Chegando em Olinda, prepare a câmera para registrar as ladeiras repletas de casas coloridas e monumentos que nos levam de volta aos tempos coloniais. No Alto da Sé, a praça principal é rodeada de pontos turísticos.

Em frente à Catedral, o Mercado de Artesanato é uma ótima opção para conferir produtos típicos, enquanto que no Mirante da Caixa d 'água você pode curtir a vista panorâmica que chega até Recife. O passeio na cidade fica ainda mais completo com a macaxeira do restaurante Casa de Noca.