Festa Junina

Festa Junina

Festa de São João

A tradicional Festa Junina é também conhecida no Brasil como Festa de São João por homenagear este santo e também celebra Santo Antônio - o santo casamenteiro e São Pedro - responsável pelas chuvas que impulsionam colheitas no campo.  A festa marcada por eventos nacionalmente conhecidos como parte da cultura popular nacional, conta com decoração colorida e vibrante, comidas típicas variadas, fogueiras de São João e muita brincadeira!

 

O que muitos não sabem é que as comemorações de junho são de origem europeia. Ainda no período pré-gregoriano, no hemisfério norte era comum a celebração pagã nesta época do ano, e sobretudo nos solstícios de verão. A tradição veio se mantendo e embora seja típica em diversos países, cada cultura tem sua maneira particular de celebrar.

 

No Brasil, a Festa Junina é uma das mais famosas do ano. Originada no Nordeste do país, o evento, além de reunir danças e típicas comidas de festa junina, também é uma forma de agradecimento aos santos São João e São Pedro pelas chuvas enviadas nas lavouras. Essa foi a maneira que os moradores das regiões áridas criaram para comemorar a benção das águas em um solo tão seco!

 

As cidades de Cruz das Almas e Ibicuí, ambas na Bahia, disputam o título de maior festa de São João do mundo. Outros eventos famosos e que recebem turistas de vários lugares são as festas dos municípios de Juazeiro do Norte (Ceará) e de Mossoró (Rio Grande do Norte). Entre os festejos mais tradicionais do país estão as comemorações do dia de Santo Antônio (13 de junho), São Pedro (20 de junho) e São João (24 de junho).

 

As fogueiras e as apresentações das quadrilhas de dança são as atrações mais esperadas pelos foliões. Quando o assunto é gastronomia, entre as comidas de festa junina as mais esperadas são o tradicional quentão (feito a base de vinho), as pipocas, o amendoim pralinê, a maçã do amor, o cural, o milho verde, as canjicas, os bolos de fubá, os caldos e os pratos feitos com carne seca. Quer participar dessas festas? Então reserve agora suas passagens aereas no Decolar.com!

Aproveite também nossas Ofertas Black Friday! Reserve já sua viagem! 

Dicas para os viajantes

  • Destino

    As Festas Juninas acontecem em várias regiões do país. O que você precisa fazer primeiro é escolher o seu destino. A região Nordeste serve de palco para as melhores festas do Brasil.

  • Passagens Aéreas

    Depois de escolher o destino ao qual você pretende viajar, é necessário comprar as passagens aéreas. Pesquise no Decolar.com e reserve agora os suas passagens com o mehor preço.

  • Hotel

    É importante reservar o hotel com antecedência, porque algumas regiões recebem muitos turistas nessa época do ano e os hotéis ficam lotados. Aproveite as ofertas do Decolar.com e escolha o seu.

  • Comidas típicas

    As comidas típicas de festas juninas variam de acordo com a região. Antes de experimentar um novo prato é recomendável saber do que é feito, em caso de alguma reação alérgica a algum ingrediente.

  • Roupa Xadrez

    Entre no clima da festa de São João e vista-se a caráter. Caso não tenha uma roupa de quadrilha, use uma blusa xadrez com calça jeans e botas de cano alto, ou uma roupa bem colorida.

  • Faça parte da festa

    As celebrações juninas são marcadas por uma encenação de casamento. Noivos, padre, padrinhos e convidados são representados pelo público que depois da cerimônia dança a “quadrilha” para celebrar. Não fique de fora!

Opiniões de viajantes

Estátua de padre cícero no horto e muitas outras atrações turísticas na cidade de juazeiro, barbalha, e crato

Edmilson Lima

16 Set 2013

Visita na igrejas

Adriano Jose Sabino Sabino

04 Set 2013

Visitar os park aquaticos

Jhonathan Brito

11 Ago 2013

para descansar é otimo

Ana Francisco

23 Jan 2013