Alter do Chão

Alter do Chão - Pará

Perdido em meio a floresta Amazônica, Alter do Chão é um balneário de água doce, a 34 km de barco da cidade de Santarém no Pará. Durante a temporada de seca do rio aparece uma faixa de areias brancas em meio ao rio Tapajós, dando lugar a um verdadeiro paraíso! Na "Ilha do Amor", como é conhecida a faixa de areia que aparece quando o nível da água baixa, formam-se praias de areias finas, banhadas pelas águas esverdeadas e mornas do rio. Também é nesta faixa de areia onde são instaladas diversas barracas rústicas, ideias para passar o dia e provar uma infinidade de delicias da culinária da região. Além da infraestrutura na Ilha do Amor, a vila de pescadores ainda conta com uma excelente infraestrutura de hospedagem e pode desfrutar da tranquilidade em lindas pousadas em Alter do Chão.


Além de desfrutar de uma banho nas águas doces e calmas do rio Tapajós, quem visita Alter do Chao Para ainda pode se maravilhar com as belezas da Floresta Amazônica. O vilarejo conta com guias especializados para realizar trilhas e passeios pela região. Em uma caminhada de aproximadamente 40 min é possível vislumbrar Alter do Chao do alto de uma montanha. Também é em Alter do Chão que que se aprecia um dos conta com um dos pores-do-sol mais deslumbrantes da bacia do rio Amazonas. Para chegar à pequena vila e conhecer as praias do Pindobal, Cururu ou Ponta das Pedras é necessário ir até a cidade paraense de Santarém, que pode ser acedida de avião ou de barco. Conhecido com o "Caribe Brasileiro", Alter do Chão Santarém é ainda uma das maiores reservas hídricas do Brasil; o Aquifero Alter do Chão conta com mais de 1600 mil km³ de água! 

 

Confira nossas ofertas Black Friday 2018! Aproveite para planejar suas próximas férias com descontos de verdade aquí no Decolar.com!  

 

Mapa de Santarém

Dicas para os viajantes

  • Quando ir:

    A melhor época para ir a Alter do Chão é entre setembro e fevereiro. Durante este período as águas do rio baixam e é possível desfrutar das praias e faixas de areia escondidas durante o período da cheia.

  • Pôr-do-sol:

    Assistir o pôr-do-sol é um verdadeiro espetáculo em Alter do Chão. Um dos lugares mais recomendados para ver este espetáculo é a Ponta do Cururu. Não esqueça a câmera fotográfica!

  • Passeios de barco:

    A melhor maneira de conhecer a região de Alter do Chão é através de passeios de barco. São eles que levam os visitantes aos igarapés (pequenos canais fluviais em meio a mata) e às praias da região. Não deixe de conhecer o Igarapé do Macaco e a Ponta do Muretá.

  • Projeta-se:

    A região amazônica é sempre úmida e com um calor intenso. Por esta razão recomenda-se o uso de protetor solar, roupas leves e chapéu. Não esqueça de levar um bom repelente e tomar muita água!