Chapada Diamantina

Parque Nacional da Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina localiza-se no coração do estado da Bahia e é um reduto de exuberância natural. A região conta com formações rochosas que despontam no horizonte e são capazes de tirar o fôlego de quem as aprecia. A Chapada Diamantina ainda conta com lagos, cachoeiras e grutas de água azul turquesa ideais para um banho relaxante após realizar uma trilha! Para conhecer e desfrutar da Chapada Diamantina BA há diversas cidades onde é possível montar base, sendo Lençóis a mais conhecida delas. A pequena cidade de estilo colonial conta com uma excelente infraestrutura de hospedagem e serviços, além de aeroporto próprio. Em Lençóis é possível contratar diversos passeios pela região. Entre os mais famosos estão uma caminhada ao morro do Pai Inácio, com 1200 metros de altitude e de onde se tem um vista panorâmica imperdível, e à Cachoeira da Fumaça, uma das maiores do Brasil.


O Parque Nacional da Chapada Diamantina conta com mais de 150 mil hectares de extensão e por ser tão diverso, conhecê-lo em sua completude demanda muito tempo. Como algumas atrações ficam distantes umas das outras, durante a viagem o ideal é pernoitar em outras cidades e povoados além de Lençóis, como Mucugê, Andaraí e Vale do Capão. Entre as atividades que podem ser realizadas na Chapada estão trekking, como os do Vale do Pati, escalada, como no Poço Encantado, mergulho, como no Poço Azul, e claro deslumbrar-se com a exuberância da natureza e das paisagens. A Chapada pode ser visitada em qualquer época do ano!

Mapa de Lençóis

Dicas para os viajantes

  • Projeta-se:

    A região central da Bahia sempre tem um calor intenso. Por esta razão recomenda-se o uso de protetor solar, roupas leves e chapéu. Não esqueça de levar um bom repelente e tomar muita água!

  • Quanto tempo:

    Apesar de contar com uma infinidade de atividades, uma visita à Chapada pode ser feita em 7 dias. Geralmente os visitantes voltam para seguir conhecendo suas belezas.

  • O que levar:

    Ao fazer as malas para conhecer a Chapada não deixe de fora: tênis apropriado para caminhada, boné ou chapéu, roupa de banho e um agasalho leve, já que as temperaturas costumam cair um pouco durante a noite.

  • Quando ir:

    A Chapada pode ser visitada durante todo o ano, mas se você busca sossego evite viajar em alta temporada, ou seja, em dezembro/janeiro e junho/agosto em feriados prolongados.