Pescaria no Pantanal

Pescaria no Pantanal

Pescaria no Pantanal

Considerada a maior planície alagável do mundo, o Pantanal é um paraíso para os amantes da pesca esportiva e um santuário ecológico para quem deseja sair da correria dos grandes centros! A região se encontra nos estados brasileiros do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e tem aproximadamente 220 mil quilômetros de extensão. Para desfrutar o lugar, quem viajar para o Pantanal pode usar como base as cidades de Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho e Corumbá, além das capitais Campo Grande e Cuiabá. Considerada a capital do Pantanal Matogrossense, Corumbá é dona de uma excelente infraestrutura e tem alguns dos melhores hotéis do Pantanal.

O Pantanal Matogrossense pode ser visitado em qualquer época do ano, mas o ideal é conhecê-lo entre os meses de março a outubro. Com as grandes quantidades de água das cheias do rio Paraguai e seus afluentes, o lugar se transforma no cenário ideal para a pesca no Pantanal. Dependendo da temporada escolhida para a pescaria no Pantanal, o visitante terá a oportunidade capturar distintas espécies de peixes. Pacu, Pintado e Dourado estão estre as mais procuradas durante o período. Como o clima do pantanal é quente e com sol forte, nesta época recomenda-se o uso de chapéus e protetor solar.

O Pantanal, considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO, também é lugar de contemplação de inúmeras espécies. São dezenas de espécies de reptéis, anfíbios e mamíferos e mais de 600 espécies de aves que, ao amanhacer, compõem uma verdadeira profusão de sons. 

Dicas para quem vai ao Pantanal

  • Respeite a Piracema:

    Durante o período da Piracema, entre novembro e março, os peixes ficam mais vulneráveis e sobem os rios para se reproduzir. Neste período a pesca é proibida!

  • Se for pescar:

    Em Corumbá é possível alugar barcos e equipamentos de pesca. Esta pode ser uma boa solução caso você não tenha seus próprios equipamentos.

  • Reservas:

    Se você pretende conhecer o Pantanal na alta temporada, principalmente verão e feriados prolongados, é recomendado fazer reservas antecipadas.

  • O que levar:

    Além de muita disposição, são indispensáveis capa de chuva, protetor solar e repelente! Não se esqueça de usar roupas confortáveis, sapatos impermeáveis e de levar a câmera fotográfica!