Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

Paraíso brasileiro, os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Nordeste. Suas dunas são formadas pela força dos ventos e seu constante movimento dá ao lugar um toque mágico que encanta quem passa por ali. Nos Lençóis ainda é possível encontrar diversas lagoas, como oásis no deserto, ideais para um banho após uma caminhada pelas dunas. Como as lagoas são formadas pelas chuvas e pela elevação do lençol freático, a melhor época para ir aos Lençois Maranhenses é entre os meses de junho e setembro. Nesta temporada pós chuvas as lagoas estão em seu máximo esplendor.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, fundado em 1981, conta com mais de 150 mil hectares e está localizado próximo à cidade de Barreirinhas, a 250 km da capital maranhense São Luís. Quem viajar para Barreirinhas, principal entrada para o parque, pode conhecer os Lençóis com o apoio das agências de turismo e contar com uma excelente infraestrutura de hospedagem e serviços. Além de conseguir facilmente diversos tipos de passeios, há vários tipos de hotéis em Barreirinhas. Na região é possível encontrar resort Lençois Maranhenses, pousadas e até hostels que agradam a todos os tipos de gostos e bolsos.

Quem decidir fazer uma viagem para Lençois Maranhenses também pode usar como base a cidade de São Luís. Ao contratar pacotes para a capital maranhense, além de desfrutar as belezas do lugar, o visitante ainda pode incluir passeios guiados para o Parque Nacional dos Lençóis. Reserve agora suas passagens aereas para 
São Luís e aproveite as maravilhas desse destino! 

Mapa de São Luís

Dicas para os viajantes

  • Quando ir:

    A melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses vai de julho a setembro. Durante o período de seca no Maranhão, a partir de setembro, as lagoas ficam muito baixas, o que prejudica o banho.

  • Por quanto tempo:

    O tempo mínimo para desfrutar as beleza e os passeios nos Lençóis é de pelo menos 5 dias. Não deixe de fazer passeios de quadriciclo e caminhadas pelas dunas.

  • Além de Barreirinhas:

    Aproveite para conhecer também os vilarejos de Santo Amaro, com lagoas de tirar o fôlego, e Atins ideal para quem gosta de esportes como o kitesurfe.

  • Proteja-se:

    Use protetor solar e chapéus para se proteger do sol. A radiação solar nos Lençóis pode chegar ao máximo tolerável, assim como a maioria das praias nesta região do país.