Rota do vinho - Mendoza

Explore todos os sabores em Mendoza

Localizada próxima a Cordilheira dos Andes, Mendoza é uma cidade argentina marcada pela tradição do campo e pelo cultivo de uvas. Ao lado destas montanhas, desde a fundação da cidade, transcorreram quase 500 anos de história da vinicultura. A região, uma das melhores produtoras de vinho do mundo, recebe milhares de visitantes todos os anos. Entre suas mais de 1200 adegas, ou vinícolas como são conhecidas por lá, os turistas podem conhecer desde o processo de colheita das uvas até a produção desta tão famosa bebida, além de degustá-la, é claro. Ao lado de um bom vinho sempre deve haver uma boa comida; tanto a cidade, quanto as vinícolas são donas de uma série de restaurantes que preparam pratos elaborados e cheios de sabor.



Mendoza é uma das nove grandes capitais do vinho ao lado de Rioja (Espanha), Bordeaux (França), Cape Town (África do Sul) e Napa Valley (Estados Unidos), entre outras.


É uma das cidades da Argentina produtora de vinhos, que incluem ainda cidades da Patagônia e do estado de San Juan. Mendoza também é famosa por sua produção de vinho Malbec, que já lhe rendeu prêmios de "melhor do mundo". As vinícolas estão divididas entre as regiões de Luján de Cuyo (Chandon e Norton), as de Maipú (Trapiche e Família Zuccardi) e as do Valle de Uco (Salentein e Andeluna).

 

Ainda que o visitante não aprecie tanto a produção de vinhos e a própria bebida, em um passeio pela cidade, deve reservar pelo menos um dia de seu roteiro para conhecer algumas vinícolas. A maioria delas oferece aos viajantes conhecimentos e prazeres que vão muito além do vinho e que misturam gastronomia, cultura, arte, arquitetura e paisagens incríveis. Mendoza ainda conta com atividades de aventura, graças à sua proximidade com a Cordilheira do Andes. Trilhas, escaladas, cavalgadas, rafting, esqui e parapente, são apenas algumas delas.

Entre as opções para se hospedar em Mendoza e aproveitar mais da rota do vinho, estão os hotéis no centro da cidade e aqueles que ficam próximos às vinícolas. A vantagem de se hospedar dentro da cidade é poder estar mais próximo aos centros comerciais e aos restaurantes, enquanto se hospedar próximo às vinícolas é ideal para quem busca tranquilidade e contato com natureza.

 

Mais viagens curtas em promoção

 

 

Mapa de Mendoza

Dicas para os viajantes

  • Quando visitar

    O melhor período para visitar as vinícolas é entre outubro e maio. Nesta época elas estão em plena produção, o que as torna ainda mais fascinantes. Em uma visita é possível ver o processo de confecção do vinho de maneira mais completa.

  • Passeando pelas vinícolas

    Não deixe para organizar os passeios pelas vinícolas na última hora, muitas delas não abrem aos finais de semana. É recomendável reservar com antecipação mínima de 15 dias.

  • Outras rotas do vinho

    As regiões da Patagônia, ao sul, e do estado de San Juan, ao norte, são outras rotas do vinho na Argentina. Se você e um amante desta bebida, não deixe de conhecer também estes lugares.

  • Mendoza de bicicleta

    Também é possível conhecer as vinícolas em um passeio de bicicleta. Há muitas empresas na cidade de Mendoza que oferecem este tipo de serviço. Estes passeios são recomendados para quem tem uma preparo físico regular.